Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

domingo, 28 de outubro de 2012

Sobre o Documentário - Cultura Hip-Hop em Alagoas

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas referente ao documentário que estamos produzindo, já que semanalmente algumas pessoas me pergunta sobre o lançamento do doc. Em primeiro lugar, é uma grande satisfação pra mim, ao ver que a galera está muito interessada em assistir a concretização de um sonho coletivo, que é fazer um registro histórico da nossa cultura. E o melhor é que o registro está sendo feito por nós mesmos e não por $angue$$ugas que rodeiam nosso movimento cultural.

Todos sabem que eu ganhei um pequeno recurso do governo federal (cerca de 10mil reais) para realizar 5 eventos e também produzir o documentário, os eventos foram feitos com sucesso, o documentário ainda não foi finalizado. Além do recurso ter sido insuficinete, muita gente não entende o processo produtivo de um documentário, muito menos o processo de edição do material.

Faz cerca de 1 ano e 4 meses que começamos a captar as imagens, já temos em torno de 200gb de imagens captadas em alta resolução, mais uns 100 gigas contendo videos antigos de arquivos, fotografias, recortes de jornais, cartazes etc. Foram mais de 30 pessoas entrevistadas, entre mc's, bboys, graffiteiros, dj's além de outras pessoas ligadas ao Hip-Hop. Gravamos a maioria dos eventos realizados nesse último período em Maceió, União dos Palmares e São Miguel dos Campos. Rodamos vários bairros de Maceió, fizemos um trabalho profundo de pesquisa, gastamos centenas de minutos com ligações telefonicas, gastamos muito dinheiro com transporte também.

Com excessão da câmera, o restante do dinheiro para transporte, alimentação, entre outros gastos para gravar o documentário foi tirado do nosso próprio bolso. Afinal esse é um trabalho quase totalmente independente, isso nos dá o direito de fazer um documentário com a nossa cara, sem precisar estar de rabo preso com ninguem, ou pedir licença para falar algo. Essa nossa independencia é um motivo de orgulho para nós!

Trampo independente de uma amplitude dessas quase raramente é finalizado no prazo previsto. Estamos com dificuldades para editar o materia colhido, pois é preciso um computador potente para editar. Um computador 'básico' para editar nosso material está custando cerca de 2mil reais, uma quantia razoável. Durante os proximos 15 dias eu conseguirem comprar esse pc, e aí entraremos no processo de finalização do doc.

Prefiro demorar para fazer algo mas fazer com qualidade, a periferia precisa mostrar trabalhos de qualidade, e é isso que estamos buscando! Por isso, peço paciencia a todos, que a nossa hora vai chegar! Terminaremos o documentário e faremos uma boa festa de lançamento, vitoriosamente realizando esse sonho e escrevendo mais uma página na história da cultura Hip-Hop em Alagoas.

Um comentário:

afroj disse...

Realizar algo com dedicação,seriedade, compromisso e de forma independente,realmente não é tarefa que se faz do dia pra noite,quando queremos apresentar bons resultados,em algo que queremos fazer é sempre bom planejar,Meus parabens des de já pela iniciativa e compromisso com a filosofia do Verdadeiro HipHop.

Afroj