Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Entrevista: Grupo Enxame – SP

Perguntas feitas por Hugo e ZaZo

Hip-Hop Alagoano - De onde vocês são?

O Grupo tem integrantes de São Roque, Itapevi, Ibiúna, e Boituva.

Todas as cidades do estado de são Paulo e próximas uma da outra, menos Boituva que fica um pouco afastada da nossa quebrada, mais mesmo assim conseguimos se unir para ensaios e reuniões, não a Distância que prejudicara sonhos e projetos de quem faz por amor.

Hip-Hop Alagoano - Como foi o 1° contato de vocês com o RAP?

Amor à primeira vista, chegaremos até a ultima bodas, estamos casados com o rap, temos um compromisso não só com nois, mais com todos.

Hip-Hop Alagoano - Como surgiu e porque o nome Enxame?

Em 1997 começamos o trabalho com o Rap, tínhamos um grupo com o nome intitulado Hipnose, e nisso ficamos por 8 anos trabalhando sem ao menos saber que esse era um nome fantasia e que em um futuro próximo nos daria dor de cabeça. Só fomos perceber a gravidade quando íamos dar uma entrevista em uma revista e o grupo entrevistado teria que ser registrado, bom resumindo, nome com muitos problemas na justiça e tínhamos que trocar não tinha outra opção, outro nome como nessa altura do campeonato? São 8 anos não 8 dias.

Obs. Para que for entrar no mundo da musica, seja ele Rap ou outro estilo o primeiro passo é o nome, depois é manter.

Bom ai vocês já podem imagina, umas das dificuldades da trajetória.

O único que poderia nos ajudar naquele momento já sabia o que estava acontecendo e o que iria acontecer, só faltava uma satisfação minha "copa" em oração pedindo ajuda.

O Senhor sabe nossa situação o nome do grupo esta em suas mãos, a primeira coisa que fiz quando acordei, fui ao orelhão ligar para um amigo e falar, o nome do grupo é Enxame, mano sonhei com o nome vê se não é registrado, o cara me ligou depois de alguns minutos.... Não, pau no gato, nem podemos falar que isso é uma Historia a palavra mais certa seria realidade, o grupo surgiu de desconhecidos que na caminhada se tornaram amigos e hoje uma família, e o nome Enxame Deus quem deu.

Hip-Hop Alagoano - Qual a formação atual e quem já passou pelo grupo?

Copa, Alemão, Tico, Jair e Dj Marcião, essa formação atual a uns 7 anos só o marcio que entrou a 1 ano e meio pra completa o time.
Marcião

Fazendo parte da família Mano Boca que tem um trampo solo, e Juninho que faz os backing vocal do grupo.

Na primeira formação tivemos outros integrantes, historia longa não sitaremos nome, mais sem magoas saíram por livre espontânea vontade, nada de desavença, cada um com seus problemas pessoais, perdemos também integrantes que veio a falecer com problemas de saúde, e assim prossegue a caminhada.

Hip-Hop Alagoano - Como vocês definem o rap feito por vocês?

Escuta um tiuzinho já de idade, que não escuta Rap fazer elogios, Uma mãe falar que deixa o filho escuta Enxame porque não tem palavrão. A rapaziada te tromba na rua e falar aquele som é loco!

Alemão

Procuramos fazer diferenciado, tendo o respeito de quem gosta e recebendo os parabéns de quem não escuta rap, e deixando claro que rap é musica.

Hip-Hop Alagoano - Qual o objetivo principal do Grupo?

Primeiro respeito no seu quintal, manter humildade, e comer pelas beiradas que o meio é quente, ai vem varias fitas, vários projetos e por fim se manter é um objetivo principal.

Hip-Hop Alagoano - Qual a maior preocupação de vocês ao escrever uma letra de Rap?

A mesma preocupação, em receber elogios à mancada de receber criticas é grande, obvio que ninguém é perfeito, nosso som não vai agrada a todos, mais fazemos pra ter a maioria a favor, e na realidade quem deveria da incentivo joga pedra, no meio desse universo que é o rap nacional pessoas consagradas prefere procura defeito ao invés de aplaudi e fala, é isso memo. Melhor palavra é o silêncio, vai ser difícil um grupo que se acha superior a você te elogia, mais é o seguinte, ninguém é mais do que ninguém, 1 critica, 10 elogia ponto pra nois, e segura que o time que vocês temem chego. Letra é o pulmão do grupo, ninguém tem exclusividade, cantamos o que vivemos a humildade faz você ganhar espaço.

Hip-Hop Alagoano - Vocês estão pretendendo lançar um CD, está previsto pra quando?

O CD já esta no forno, mais só vai ser liberado em janeiro, ta vindo ai graças a Deus 15 faixas, com o titulo "Fraquejar Jamais".

Hip-Hop Alagoano - A quanto tempo vocês vem trabalhando nele? (processo de elaboração de letras bases etc.)

7 anos trabalhando no álbum, pô 7 anos?.......Dim dim mano, ninguém é filho de bacana que já nasce artista o processo é lento, íamos fazendo aos poucos uma base por mês, só que tinha época que ficava loco financeiramente ai já sabe, demorava mais uma cota, mais não podíamos ficar apavorado, o material tinha que sair de qualidade, pra vocês terem uma idéia, tínhamos algumas musicas pronta em estúdio quando tínhamos que trocar o nome, osso né vai nois troca algumas frases...treta vai treta vem......bom independente do tempo uma hora tinha que sair.

As elaborações com as palavras com o tempo né, as letras são como apostilas para o estudo, aprendemos muito com letras de rap é o dicionário periférico.

A instrumental também elaboradas com paciência.

Hip-Hop Alagoano - Na opinião de vocês qual o som que a rapa mais vai curtir?

Depende cada um tem sua identificação, é a pampa que a rapaziada não curte só aquela que é musica de trabalho, escuta outras gosta de uma mais fala que tal é loca também, então é complicado sitar, mais podemos por a musica Ei Jão, faixa presente no CD 12 revelações vol.2.

Por ser uma coletânea de respeito o som com certeza chegou em outras quebradas antes do nosso CD, então a rapa pede e pá.

Mas quando o CD sair, será como um pai, não escolhe o filho.

Hip-Hop Alagoano - O CD estará cheio de participações cite elas...

Nuno Mendes, Código Fatal, Função RHK, Neguinho Duck Jam, Marron, Luta Diária, Livre Soul, Coral Negro Sus, e muitos outros.

Hip-Hop Alagoano - E as bases? Quem é o produtor?

Tem um ditado à base é só um detalhe, sim mais um detalhe profissional, por isso escolhemos o Duck Jam, um produtor que se encaixava em nosso projeto, por isso produzimos e mixamos no estúdio 7 digital.

Hip-Hop Alagoano - Quais os principais temas abordados nas letras de vocês?

Dia a dia, realidade, mais procuramos ser diferenciados, não vou falar que pago de oitão se eu não tenho uma 22 tem quer ser realista e objetivo, palavrão por exemplo o Enxame evita bastante, não será assim que faremos revolução, não será assim que mudaremos a opinião de quem não gosta de rap, faça um pergunta pra quem não gosta de rap, o porque? Você terá a resposta, por isso se preocupamos no que falamos, porque escutamos também, não é porque é rap que temos que aplaudi.

Tem grupo que peca se não peca na letra, da mancada na humildade, já vimos vários assim, por isso cada estrelismo que vemos pedimos mais humildade pra nois.

Hip-Hop Alagoano - Qual a importância de SP no cenário do Rap nacional?

Não só em São Paulo mais outros estados brasileiros hoje, o rap esta muito bem representado, o perre que nois passa aqui, outro irmão passa em outro estado, São Paulo é grande, é um universo pro rap, o mercado é muito grande, só que com alguns maus administradores.

Hip-Hop Alagoano - Mesmo vocês sendo de SP, e tendo acesso a muitos recursos que facilitam na produção de bases, gravar o CD etc. quais as maiores dificuldades enfrentadas por vocês?

Copa

A dificuldade sempre existira pro rap, todos os dias temos obstáculos, a cada dia um degrau acima, e você olhando pra traz, você vê a historia que você acabou criando em todos esses anos de luta.

Cada grupo sabe em particular as suas dificuldades, são muitas mais substitui mo as pela vitória e as pessoas que um dia ajudaram com essas dificuldades em nossa trajetória, comprarão nosso cd.

Hip-Hop Alagoano - Quais os grupos de rap e outros estilos musicais que lhes servem de inspiração, ou que vocês gostam de ouvir?

Escutamos musica independente de ser rap ou não, escutamos de Bezerra da Silva a kirk Franklin.

Hip-Hop Alagoano - O que precisa melhorar no rap nacional?

Voltar a ter a ideologia de antes.

Hip-Hop Alagoano - A pouco tempo atraz a questão das drogas era mais restrita a grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro entre outras. Hoje o problema das drogas afeta cidades de todos os tamanhos. A principal droga é o crack que é considerada a droga mais nociva dentre as outras. A droga tem uma função social: destruição do povo pobre periférico. Na visão de vocês como resolver esse problema?

Até nas drogas temos problemas sociais, farinha pros boy, pedra pra favela.

Respondendo essa pergunta gera varias fita, a questão é não entrar nesse mundo que em 90% dos casos não tem solução a recaída fala mais alto, posso estar sendo radical nesses números, mais é o que vemos infelizmente.

Vários amigos, parentes, pessoas que você nunca imagina acaba perdendo a vida neste mundo que não tem idade para se afundar, na vida delas é Deus ou o Diabo.
É triste você vê mãe de camarada em clinica de recuperação, camarada sendo preso pra sustentar o vicio etc.

A recuperação esta dentro de você, só você poderá encontra uma resposta pra essa pergunta.

Hip-Hop Alagoano - Passamos por um período de eleições, todo mundo ta ligado que vivemos numa democracia burguesa, onde só a burguesia se dá bem. Através das eleições pouca coisa muda, tanto é que são os mesmos que são eleitos ou quando muda é só o filho que fica no lugar do pai etc. melhorias concretas são obtidas apartir de diversas lutas populares (greves, manifestações de trabalhadores organizados em sindicatos, movimentos sociais diversos etc.) pra vocês, qual a importância das eleições?

Nenhuma tem uma pá de safado que sai de vereador aqui na quebrada porque o salário é mais de R$3.000.00 reais fora o bote, ai você vê que as eleições e toda essa máfia, são igual câncer não tem cura.

A política é burguesa, por isso os boys se dão bem, eles continuam na mesma, pra eles tanto faz quem entra e quem sai, único político que eu vi que tremeu a burguesia foi um Metalúrgico que leva fama de analfabeto, independente da política desse governo ser ruim ou boa, a elite treme e assim esta acontecendo nos Estados Unidos, Vocês acham que os ricos estão felizes com um presidente negro?

Se políticos ganhassem 1 salário mínimo, e a população um salário de político o Mundo não estaria assim.

As organizações não governamentais fazem mais que políticos, o movimento Hip Hop faz mais que político, em fim o Rap é mais forte que qualquer político, e mesmo assim será impossível mudar da água pro vinho, com o poder na mão qualquer um se sente o dono da razão.

Hip-Hop Alagoano - Já fizemos essa pergunta pra outras pessoas... O que vem a ser revolução pra vocês?

O rap é revolução, tudo que for protesto o rap tem que estar no meio, temos que por pro sistema que o rap é o líder dos lideres.

Hip-Hop Alagoano - No capitalismo quase tudo é mercadoria, qual a opinião de vocês, sobre o fato da burguesia através de um dos seus mecanismos de dominação das massas, a mídia, buscarem transformar o movimento hip-hop em moda?

O rap tem seu próprio estilo de se vesti, fala e anda o rap já tem sua identificação se depender de nois nunca será moda, única coisa que nos deixa triste é um mano cola na loja pra compra uma calça de rap e paga 80, 100 pau, tinha que existir preços populares, aqui ninguém ganha rios de dinheiro.

Vivemos no salário mínimo, agora me responda como vou compra 1 boné, uma calça, uma camiseta, se a renda da família só da pra come e paga conta, infelizmente a etiqueta ta quebrando o estilo, por isso que a pirataria domina o mercado hoje.

Hip-Hop Alagoano - Qual grupo do rap vocês mais admiram?

Admiramos quem é bom rimador, tipo sabotage, você escuta e elogia até detalhes.

Hip-Hop Alagoano - Qual a relação de vocês com a comunidade em que vocês moram? Vocês realizam eventos ou alguma ação que busquem alguma melhoria pra população? Ou no momento essas idéias pra vocês não esta sendo viável...?

Não só nos bairros que vivemos, mais em outros lugares, trabalhamos em rádios comunitárias, fazemos mutirão, campanhas, qualquer problema que estiver ao nosso alcance procuramos a fiscalizar, papel que deveria ser feita por políticos, mais aqui o jogo muda, nois temos que fiscalizar eles e junto a população bate de frente.

Hip-Hop Alagoano - Muitos grupos de rap falam que a TV é quem mais aliena as pessoas hoje em dia, vocês acham isso também?

Há décadas isso vem acontecendo, e a tendência é piora hoje ibope é ganho com a desgraça dos outros, o mesmo que eles não falam de nois, não vamos fala deles também, é melhor descontar na caneta e no papel.

Hip-Hop Alagoano - Considerações finais? Deixem um salve aos internautas que visitam nosso blog e a quem possa interessar....

Mó satisfação esta presente trocando idéias aqui, parabéns a todos os responsáveis pelo Blog alagoano e a todo o movimento, que sempre esta visitando esta pagina de alguma quebrada, vocês são responsáveis para manter vivo esse trabalho, obrigado a Deus por estarmos respirando e com muita saúde.

A todos os familiares de todos os integrantes, cada camarada que tem consideração, a todas as rádios comunitárias, aos irmãos que já se foram e aos que estão guardados, tamo junto.
Só que é faz parte desse time.

Em janeiro o cd estará na rua e contamos com a colaboração de vocês, obrigado pela paciência de ficar lendo linha a linha, resumindo nossa passagem por aqui...
Sejam iguais o titulo do cd...

...Fraquejar Jamais.

__________________________________________


Contatos. 11-8350-4528-11-4719-6462
grupoenxame@bol.com.br,
www.myspace.com/grupoenxame
www.grupoenxame.blogspot.com
http://www.orkut.com/community.aspx?cmm=6189848

.

Um comentário:

Anônimo disse...

respostas concretas!!!