Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Entrevista: General Frank [PB]

Perguntas Elaboradas por Du Contra e ZaZo...

HH AL - De onde vem o vulgo general Frank?
General - Eu sempre falei muito, algumas pessoas não gostam, mas que se foda! Eu falo mesmo!
alguém tem que falar, uns aí, outros em Sampa, outros em Pernambuco,outros aqui ta ligado?
Você tem que falar pra galera saber que você sabe! Daí ficou o apelido, mas isso já está bem mais maduro hoje...

HH AL - Como iniciou-se a sua trajetória no Hip-Hop? E o que motivou a compor rap?
Eu participei do movimento mangue bit em Recife na década de 90, eu sou contra-mestre de capoeira, fazia capoeira com rock e Rap, mas nunca tive muita força pra impor a supremacia da musica negra, pois a maior parte da banda gostava de U2 e outras bandas de rock, quando a extinta paradoxx fechou as portas, eu resolvi fazer meu trampo com a cara que eu queria! Nessa época eu fui para a cadeia.....

HH AL - Nos fale sobre como é o cenário HH em João Pessoa e em Paraíba como um todo...
Um muído que envolve, a prefeitura da capital, a cufa que já foi fórum jampa de H2, uma associação que tem em Mangabeira chamada ACH2P, e um mar de grupos que querem tocar até num púlpito!!!

As outras cidades não tem movimento organizado, só toca pela prefeitura quem está ligado a um desses órgãos que como representantes da cena local, que via cufa são as bandas que eles tem como Aliados, e via ACH2P ,tentam empurrar os seus. Quem tem amizade ou influência ou precisa comer de cachê se joga, quem não tem fica abafado que nem cuzcuz! (os eventos dessas instituições acontecem como passagem de cometa viu)?

Ou faz como eu, estuda pra fazer seu próprio vídeo, sua base, seu som, seu blog, seu orkut, seu myspace, seu you tube, seu cd, seu qualquer coisa pra não estar na porta dessa galera pedindo favor... Porque se você não for cabo eleitoral de alguém você não entra, se for tem que bajular diretor de cultura, secretário(a) da puta que pariu, os representantes “legais” deles e eu já sou cabo eleitoral das minhas idéias!

A prefeitura local tem dado muito apoio, mas temos que passar por alguns diretores e ou seus robôs que brincam de mandar,fulano não,fulano sim,vai te fuder porra!nada contra ninguém,e sim contra as práticas,as vezes o cara ta num cargo de mil conto que num é porra nenhuma,mas ele usa isso pra pisar na cabeça das pesoas,eu fico puto, o movimento não é dotado de muitas pessoas com nível intelectual avançado pra debater com essas “mizéra “ a altura? A maioria é da favela e não tem álibi,

Mas tem algumas pessoas como EU, Mr sóh, Kaline Lima, Vant Vaz, Alê da guerra Santos e outros que estamos aí! Pra cobrar vacilo! Eu vou provar o que digo quando o som chegar onde eu quero aí depois tem um monte de gente que vai dizer, “desde tal ano eu disse que você tava pronto”, ai eu vou falar o que eu ainda não falei.

Hoje entendo a aversão de mano Brown e de MV BILL por “coletivos” e poder publico, Prefiro ser como Bill, um preto em movimento, agora se precisarem de mim e eu puder ajudar, to colado, com qualquer um que esteja fazendo algo produtivo para o H2 como um todo, ou pra meu trabalho andar.

Mas essa não é uma opinião, é um fato e eu não posso concordar com isso, não sou pago por gestão nenhuma, e quando vou lá, vou sabendo que vou receber não! então não vou, respeito todos mas quem tem vergonha não passa vergonha, sou foda porra!

HH AL - O que precisa ser feito para melhorar o HH Paraibano? E no HH em todo Brasil...
Falta grana, estrutura pra se fazer eventos de qualidade, porque o cara que cata papelão e ganha 10 reais e investe no hip-hop, precisa ter um diversão de qualidade por 10 reais, mas a galera que depende dessa diversão não encontra ela porque quem consegue fazer com qualidade, vai fazer pequenos eventos pras instituições que citei e o resto num tem equipamento nem pra colocar o som numa quadra, e aí fica que nem cachorro pedindo pra tocar nos eventos que com muita coragem acontecem, mas são poucos e fica sem uma divulgação adequada. Veja bem, a maioria das pessoas que curtem o rap tradicional não tem pc, e quando tem não tem net!

Como vai saber que eu vou tocar na praia, e quando chega na praia, onde ta cheio de play, o som é péssimo, os grupos estão com dificuldade até de se locomover, e tem atraso e os play num vão com medo kkkkkkk.... Não atinge o objetivo e num anda, mas tem umas pessoas que maqueiam bem o cara da cena, aí quem nunca veio acha que ta tudo andando kkkkkkk...

HH AL - Você passou algum tempo preso... poderia nos falar os motivos que resultaram na sua prisão?
Eu tava com os amigos em frente a um posto da policia, uma pessoa chegou começou a conversar conosco e, durante um tempo de descuido nosso, começou uma confusão, não sabia porque, mas tentei separar a briga verbal onde a pessoa que nós não conhecíamos falou que voltava e não iria ficar assim. Passou um tempo e ele volta com um gambé na garupa da moto, chama todo mundo e puxa uma PT e um oitão, como eu estava encostado no poste e ele vinha mesmo pra matar visto a companhia que ele vinha? Pedi pra ele não atirar que aquilo era uma besteira, e ele tentando me achar atraz do poste, eu fui mais rápido e terminei na cadeia, mas fui absolvido graças a Deus. Ele foi encontrado com arma em punho, era noite de festa, muita gente viu, ele tinha antecedentes de problemas com birita, mas a experiência foi foda. Tinha tempo que eu pensava, eu morri, ninguém vem me ver, fora os meus pais, irmãos e esposa, filhos tenho 2, a mais nova vi andar na cadeia, isso é fóda! Mas to na luta, tentando sobreviver de hip-hop.

HH AL - Quais são as lembranças mais fortes que você tem do período em que você permaneceu privado da liberdade?

Foi o dia em que disseram que as visitas não iriam embora que iria começar uma rebelião! Minha filha tava no meu colo e eu quase me cago! Mas quando se reuniu todos os presos na palhoça, resolveu-se que não iria ter mais visita e se o bope (Cioe) entrasse o presídio iria abaixo, tinham uns bombeiros presos e levaram os botijões de gás pras colunas do pavilhão e atearam fogo nos botijões e quando o gás acabasse já era! Caramba, desse dia pra cá, eu tenho um outro conceito do que é sentir medo, isso galera, mata tando vivo!

HH AL - Como era a rotina no presídio? Qual era a maior dificuldade de compor e gravar rap já que você estava encarcerado?

Eu sempre gostei de fazer algo, depois dessa rebelião na negociação com a direção foi na lista de exigências uma atividade para os presos e também pra os seus filhos na hora da visita intima, eu sou contra-mestre de capoeira então de 18 as 20 hs eu dava aula de capoeira no campão pra mulecada e a galera ia dar uma tacadinha com suas esposas. Isso foi massa que me trouxe uma liderança gigantesca na cadeia, eu era o prof. dos seus filhos, valeu aí cabo Ricarte que pm, levou essa idéia e deu certo! Deus é contigo tu é um gladiador Ricarte!

HH AL - Você gravou as musicas ainda preso? Nos conte isso ae...
Depois eles deixaram eu dar aula de inclusão digital pra os presos e levei meu pc, ficava na minha cela, a CELA 27 onde eu dividia com Farias e Mauricio de peixinhos, salveeeeeee! e fiz as musicas que a galera conhece lá, Presidiário, cada um de nós, e outras.

HH AL - Você está prestes a lançar um novo cd, qual a proposta de data?


Preciso fazer algo que eu possa chegar mais longe e assim viver da musica, esse é meu sonho:

http://www.youtube.com/watch?v=4s7X-JEFbwo

http://www.youtube.com/watch?v=4fxygmmYqrE


HH AL - Nos fale sobre a Natora Records e Formigueiro Hip-Hop...
É um grande parceiro que sem estrutura necessária faz o que não pode pra ver a cena andar, valeu DJ luciano! Formigueiro são todos e todas que acreditam na idéia e fazem algo pra se agrupar, mas não é nenhuma instituição não, somos eu e você agora, mais uma formiga, zazo! Juntos somos um!

HH AL - A quanto tempo você produz e escreve pra esse novo cd? Terá participações?
Eu gosto de fazer o que eu sinto que vai fazer efeito no meu ouvinte! Gosto de compor com os amigos e quando agente vai pra cadeia agente percebe que isso é que nem virgindade! E os poucos quase nunca são mcs, mas tem alguns que pensam igual e não tem um rei na barriga!
Quando agente vai pra cadeia agente deixa de fazer algumas coisas pra se adequar, alguns comportamentos, e isso é normal fora da cadeia, por isso a galera vacila, outro cobra e vai preso! E se você disser que isso ou aquilo não é bom ou não concorda, você começa a ser cortado porque as pessoas querem quem bajule por perto, não quem dê luz. Aí vem o jargão: “Só quer ser o cara”... Aí lá na frente vê que caiu onde o velho falou e num tem coragem de dar o braço à torcer. Fica um relacionamento meio com escudos e aí é melhor ficar só que com alguém que não consegue te entender. Essa é minha perícia, não conseguir ser entendido por um monte de gente que num sabe que ta indo contra a maré, mas ta indo porque a maioria também ta!

HH AL - Qual a musica preferida sua? E qual musica você acredita que a rapa mais vai gostar?
Hoje minha musica preferida é “Tema dos guerreiros” Pregador Luo”... Das minhas não gosto de nenhuma antes de ouvir o que a galera achou, como no seu caso que sempre peço uma opinião! tú é o cara mano! todos vocês! depois que eu percebo o que consegui despertar na galera que ouviu o som, vai pro repertório ou eu boto na quarentena, tem frases de uma musica que não rolou que são como luva em musicas novas, todas tem sua parcela de valor na construção de um som que deseja evoluir!

Tento fazer o som que a galera perceba que estou falando da realidade deles, não minhas idéias particulares, e aí expresso como eu Ajo nessas horas e aí vejo quem pensa assim também pela opinião aí eu sei uma parcial do que vai ser quando ela tiver na rua e na net!

HH AL - Quais suas principais influências musicais?
Rage against the machine, Bob Marley, Mv Bill, Sabota eterno, chico science eterno, Záfrica Brasil, aê gaspar salveee! Mas eu aprendi muito com G O G , Dexter, THE smiths, Tim maia, Laurin Hill, Tupac, são tantos!
O rappa e Racionais deram direção ao que eu gosto de ouvir em qualquer circunstância! Sou grato a Deus poder ter ouvidos pra ouvir o som desses caras.

HH AL - Já recebeu propostas de parceria de algum MC, pra formar um grupo? Ou não lhe desperta interesse formar um grupo?
Acho que se alguém acha legal o meu trabalho, ele me chama! Eu aceito, é uma honra ter alguém que quer ter você no trampo dele ou dela!

HH AL - Quais as suas principais preocupações ao compor Rap?
Será que esse som vai me transportar para uma dimensão espiritual, mental, intelectual melhor, ou vou espremer pra sair sangue? Ou então vou perceber que falei besteira com uma arma tão poderosa que é o Rap?

HH AL - Qual grupo ou mc representa melhor o rap nacional na sua opinião?

Aquele que ta ganhando grana, vivendo do seu som e contribuindo pra esse lugar aqui ser um pouco melhor pra nós, os achismos e ideologias de cada grupo ficam pra eles. Porque o cara que vai com sua mina pra um baile ou show, não quer dar sua grana pra assistir ideologia de ninguém que não seja do interesse de todos e tem mais, Essa idéia tem que ser passada com maturidade e todo mundo acha que ta maduro, mas não é o que agente acha, é o que quem ouve acha...! kkkkk aí o maluco se fóde!

HH AL [ZaZo] - uma vez, qdo estive em João Pessoa, você me viu com a camisa da CUT e comentou sobre sua participação na construção do PT e de lutas sociais... mas que hoje você faz uma militancia social por fora do partido e tal.... Qual o motivo do seu “afastamento”?
Acho que como religião, a política esbarra num meio perigoso de lidar, a vaidade de seus lideres que através dessas armas agrupam pessoas ao redor de suas ideais pessoais. Maqueiam elas nos dois meios de comunicação de massa, e você sempre bate cabeça e se decepciona, bom é pesquisar e conhecer as pessoas que estão no poder, conhecer como ele funciona e fazer parte, mas não entrar nessas coisas como suas tábuas de salvação, porque quem te ensina a palavra de Deus também atrasa o visa e a água e a luz e não deixa de comer pra pagar conta!

Então procuro ler, entender e fazer a minha parte pra isso aqui ser um pouco melhor no que depender de mim, as vezes Deus quer você na esquina da rua porque vai passar alguém ali empurrando sua barca e você tem que ser crente e político nessas horas: “ei mano, bóra dá um empurrão ali no carro do bixo ali bóra?” e assim vai, num socorro, numa mudança, numa esmola, num monte de sacola, com um cego, é que a galera quer ir pro céu, mas ninguém quer morrer, a mesma coisa serve na política, todo mundo quer voto, mas suar a camisa trocando o pneu do carro do zé ruela que vc nem conhece ninguém quer, aí eu falo mesmo! Num presto causa disso também.

Mas que se foda, faço o meu mano!

HH AL - O que você tem a dizer sobre o Governo Lula? Nos fale dos pontos negativos e positivos na sua opinião...

A criação do programa de crédito consignado, com taxas reduzidas, bem inferiores à do mercado, que permitiu que milhões de pessoas pudessem pagar dívidas do cheque especial, cartão de crédito, que cobram juros muito mais elevados... Isso fez o poder aquisitivo de muitas pessoas aumentar ou faze-las conhecer e usar o chamado (capital de giro).

Criação do Bolsa-Família, programa social de transferência de renda fortemente elogiado pelo ONU, FMI e Banco Mundial, entre outros, que o consideram como exemplo a ser seguido por outros países emergentes; redução da miséria para o menor patamar desde 1992, caindo de 27,26% do total em 2003 para 25,08% . A criação do programa de micro-crédito e de inclusão bancária, beneficiando vários milhões correntistas de baixo poder aquisitivo, que antes não tinham acesso à conta corrente;

Os pontos negativos são:

"Até em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102 viagens ao mundo. Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não. Sem contar, ora pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil. Hoje, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília. Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na História: exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência. Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete. Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto. Governar ou despachar, nem pensar. A ordem é circular. A qualquer pretexto. E sendo aqui deselegante, digo que o presidente não é (nem nunca foi) chegado ao batente, ao despacho, ao expediente. Jamais poderá mourejar no gabinete, dez horas por dia, um simpático mandatário que tem na biografia o nunca ter se sentado à mesa nem para estudar, que dirá para trabalhar."

Esse foi um comentário de joemir Beting... Concordo em gênero numero e grau,mas temos que entender que se eu não for na sua casa te visitar, não seremos amigos pois moramos todos longe, e precisamos visitar os amigos, para fazermos alianças e ficarmos mais fortes em todos os sentidos, é um paradoxo, Acho que ele deveria ter um ministro da viagem kkkkkkk.

HH AL - Deixe uma mensagem aos visitantes do Blog Hip-Hop...
Estude camarada, dói mas depois você se preocupa apenas em olhar as cicatrizes. E se você não estudar, a dor vira ferida, que vira gangrena, você se fode e morre!kkkkkkk E quando tiver 40 vai ver que não tem cura pra pobre, porque pobre sem estudo só tem utilidade até 40 anos quando tem experiência em carteira! Se não, vai encher favela e presídio! Fui mendigo, sabia? fiz primeiro e segundo grau em escola pública e cheguei a sargento militar terceiro sargento Lourenço! kkkkkkk

Considerações finais?
Obrigado Meu Deus por me guiar
Só em ti encontro forças pra lutar!!!”DEXTER”

Deixe o seu salve a quem possa interessar:

Mano vc tem que ter fé, haja o que houver
Vc tem que ter fé
Tem que ter fé!!

Fica com Deus galera, minha mãe é alagoana do Jacintinho e eu amo esse lugar, é minha casa de praia Alagoas, Recife minha escola, Sampa meu Berço, Jampa minha casa.

Agradeço e respeito e consideração a todos os irmãos de AL

Paz e coragem!!!!
Em Breve Músicas para download...

.

Nenhum comentário: