Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

segunda-feira, 1 de março de 2010

Matéria Sobre Graffiti


Matéria que saiu no Jornal Gazeta de Alagoas no dia 07 de fevereiro... Essa matéria fala sobre algumas obras de arte [Pinturas, Esculturas etc...] presentes em nossa cidade... tem uma parte da Matéria que foca o graffiti! É só baixar o arquivo e conferir!

Um trecho da Matéria:

Graffiti Sim, Pixação Não


Quando o assunto é grafite, o óbvio vira polêmica, principalmente por parte dos que confundem arte com pichação. Enquanto as metrópoles do mundo e as grandes cidades brasileiras se colorem sem preconceitos com as tintas de manos e minas, Maceió ainda promove episódios de completa ignorância em relação ao assunto. No dia 23 de janeiro, por exemplo, uma turma com nove grafiteiros foi detida e levada para a delegacia sob a acusação de “pichação em propriedade
privada”. Quem relata o caso é Daniel Hogrefe, 22, um dos envolvidos. Após visitar o Recife Antigo, na capital pernambucana, junto com seus amigos, e constatar que o bairro “vibra com as cores e os desenhos do grafite por toda parte”, o designer gráfico resolveu colorir as paredes de Jaraguá. Encontro marcado pela internet, às três da tarde do sábado eles começaram os trabalhos nas ruas desertas do bairro histórico.
...
Ao final do “serviço”, quando mais da metade dos vinte grafiteiros já tinha partido, Daniel e a turma restante foram abordados por uma guarnição da Polícia Militar quando estavam prestes a concluir a “operação” na avenida Comendador Leão, no Poço. “Eles mandaram a gente encostar na parede e nos revistaram. Depois, disseram que aquilo era crime e nos conduziram para a delegacia”. Durante as duas horas da abordagem, mais duas viaturas chegaram. “Eles podiam estar pegando bandidos e não a gente”, lamenta Daniel. “Inclusive uma das pessoas foi de bicicleta porque não tinha espaço na viatura”. Ao chegar à delegacia, uma nova espera em vão. “Ninguém dizia nada. Só depois de mais de duas horas a escrivã disse que não ia fazer nada porque não havia queixa ou denúncia contra a gente. E aí fomos liberados”, narra ele.
Diferentemente do que foi divulgado pela imprensa, o grafiteiro garante que o material do grupo não foi apreendido. “Eles disseram que era crime porque estávamos ‘pichando’ o muro de uma propriedade privada. Mas só deveríamos ser detidos se fosse patrimônio público. Como era privado e não tinha denúncia, eles não deveriam ter nos levado à delegacia”.
....
Baixe Aqui e leia na Íntegra!

Um comentário:

Centro de Estudos Afro Alagoano Quilombo disse...

bacana o blog! estamos linkando com voces atraves do cepa quilombo e cultural de bairro, confira!