Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Entrevista com "O$ Compar$a$" no Ar !!!!


Blog Hip-Hop Alagoano Entrevista O$ Compar$a$
...
Perguntas Elaboradas por Raboo e ZaZo
...
1 - O que lhes inspirou a cantar rap? Quando e como surgiu o grupo e qual o significado do nome?
....
Inva$or - Eu já escutava Rap Nacional há um bom tempo, tinha umas letras rabiscadas no caderno mais não tinha pretensão nenhuma de fazer Rap, isso em 98/99, por ae, mais uns anos depois eu vi grupos de Rap Alagoano, no tempo era o Apoclan, o Aliança de Rua, o Reflexão Nordeste, ae eu vi que Alagoas também tinha Rap e que era possível fazer Rap na terra do Forró e do Reggae e eu fui amadurecendo essa ideia até ter oportunidade de gravar, isso só foi acontecer em 2006, já no Qg Dus Manos...

O grupo no começo se chamava A firma, era eu, o Rasputin e Dj Will, mais nunca saiu do papel o projeto da gente e cada um seguiu o seu caminho, eles formaram La poli & cia e e a firma ficou no gelo, ae depois eu conheci o Mr. $om, bolamos as ideias e botamos a firma pra frente, só que a gente pesquisando na net tinham muitos grupos com esse nome, ae botamos O$ Compar$a$, pesquisamos de novo e tinha mais grupo ainda, então deixamos O$ Compar$a$ é a Firma!, o grupo era só eu e o Mr. $om, depois entrou o kmkz, que logo em seguida saiu pra somar com o N$C, entrou o Bili Jow, saiu o Mr. $om, entrou o Tony, Mr. $om tá voltando ae de novo e tamo ae na atividade!

O nome O$ Compar$a$ significa parceria um pelo outro pro que der e vier e a firma pq é uma familia grande com vários membros honorários, como Mago Jow, Fantasma, Kmkz, Ph e mais altos afavor...

Bili Jow – Comecei a fazer rap depois que conheci o Invasor, já curtia rap nacional, fiz meu primeiro som pra torcida organizada mancha azul e desde então to na firma..

2 - Fale um pouco sobre o 1º disco do Grupo: Participações, tempo trabalhado, ttulo, data de lancamento....

Inva$or -
O nosso primeiro cd vai se chamar “Na era da glock”, já era pra ter saido faz uns 3 anos véi, mais saiu integrante entrou integrante,voltou integrante ae tudo isso atrapalha um pouco, enfim não tem data definida, toda vez a gente estipula uma data e num rola nessa data, mais desse ano não passa...

Vai ter participações de nomes de peso do rap alagoano, tipo Mago Jow Schneider, no som ‘’Sempre Assim’’, Fantasma do Narração Funebre em ‘’Bando de fuleiro’’, Kmkz do N$c em ‘’Guerreiro nato’’, tá pra rolar mais outro som com o N$c, com Ph, e mais outro grupo ae...

Bili Jow –
Pois é, 2010 é o ano do rap em alagoas, sobre o lançamento do cd ainda não tem data certa mas vai ser um bang loko com várias participaçoes da banca só os afavor

3 – Na opinião do grupo, qual a melhor musica do CD?



Inva$or- Não tem como definir uma musica só, entendeu? mais as que eu mais curto são: Nordestinamente alagoano, Bando de fuleiro, Prosperidade e Guerreiro nato.


Bili Jow - Não tem som melhor que o outro, todos são lokos. os que eu mais curto são: Interesseira interessante, Prosperidade e Sempre assim.

4 - Qual a mensagem principal que a musica "ilusões"quer passar?
Inva$or - Moral esse som foi tipo um som comercial, tá ligado? a gente num tinha nenhum som tipo de baile, ou de rolé mermo, muitos cara q curte a planta santa também pediram um som assim e no rap alagoano ainda não tinha, então nós o fizemos, recebi várias críticas, na maioria tendenciosas, mais é isso mermo véi a mensagem do som é exclusiva para os ganjeiros, acredito que uma musica não irá influenciar na vida de alguém... já pensou se todos que escutassem Facção Central seguissem à risca tudo o que grupo fala nas letras?

Bili Jow – Só quem é sabe..
.

5 - Qual o intuito dessa união "Só os Afavor" ?

Inva$or- Então moral, esse som é o primeiro de muitos que virão por ae dessa banca de rap q tem o nome desse som, a gente formou essa banca pra movimentar mais o rap alagoano, pra unir mais os grupos que se identificam conosco, saca? tipo a nossa intenção é fazer um cd todos dessa banca e fazer shows só com esses sons...

Bili Jow – Fortalecer o cenário rap no estado, como diz o ditado “A uniao faz a força”

6 – Qual a relação entre o grupo e a torcida organizada? Quais são os pontos positivos e negativos dessa relação?
Inva$or - Nossa relação com a Mancha azul é de amor ao Centro sportivo alagoano, vamos aos estádios pra torcer, não posso responder pelos outros, cada um faz o seu...

Os pontos positivos são as festas que as torcidas fazem no estádio, lotam e fazem a festa mesmo, sem torcida organizada o futebol seria sem graça, pois o povão é muito morgado e só quer apoiar o time quando ele tá ganhando, é voce ver o bandeirão subindo, as faixas, bandeiras, todo mundo uniformizado, tudo isso é um ponto positivo para o futebol, pois contribui com o espetáculo, um clássico trapichão lotado, decisão de campeonato, é se palavras, só quem já foi sabe!

Os pontos negativos todo mundo tá cansado de saber, mais também há um sensacionalismo em torno desse assunto "torcida organizada" só divulgam a parte ruim, não que em torcidas organizadas só tenha santos, longe disso...

Bili Jow – A relação do grupo com o torcida é o rap!

7 - Sabemos que em torcidas organizadas é um espaço que se agrupa torcedores dispostos a torcer e torcedores dispostos a agredir, matar por nenhum motivo....O problema da guerra entre torcidas é um câncer q mata a juventude das periferias, e que essa guerra não é por acaso ela é bem pensada e envolve interesses políticos, financeiros etc....o que vocês tem a dizer sobre a influência das torcidas organizadas no aumento da violência entre os jovens?

Inva$or - Acho que tem gente que usa as torcidas organizadas como desculpa pra propagar a violência, resolver tretas que num tem nada haver, muitos cara mete uma peça de torcida sem nunca ter ido a um estádio só pra pagar de mala mermo, ae faz as merda, e depois a culpa é das torcidas, mais torcida não ensina ninguem a roubar nem a praticar crimes, quem faz , faz isso por quer quer, não tem nenhuma relação com as torcidas, mais é lógico que tem as tretas, as covardias e tantas outras paradas erradas, mais eu não contribuo com isso eu faço a minha parte, cada um faça a sua e fica tudo de boa...

Bili Jow - Pra mim não é torcida organizada a responsável pelo aumento da violência, muitas outras coisas estão por trás, como as drogas por exemplo.

8 - O que os Comparsas tem de diferencial?

Invasor - Acho que a gente usa uma linguagem mais nossa mesmo, mais popular, né?! tipo a gente não muda o sotaque pra cantar, nem força muito, usa as nossas girias, abordamos temas ainda não abordados no rap alagoano, o resto é igual os outros grupos, nada demais, acho q fora isso nosso grupo é igual aos outros

9 - Nos fale sobre o Rap Alagoano: produções, grupos, qualidades, defeitos, o que precisa melhorar, quais suas perspectivas...

Inva$or - Acho que o rap alagoano tá crescendo em grande escala e isso é muito bom mesmo, as produções do Qg dus manos, do meu comparsa Ph evoluiu muito nesses ultimos 2 anos, apareceram grupos novos ae que são muito bons mesmo, entre eles destaco o Narração Funebre, o Direito Negado, o Familia Zona Norte, Frustração de Menor, Tony Baixada, Artigo 5°...

Bili Jow - Na produção o rap vem melhorando a cada dia, os grupos tem um potencial grandioso, o defeito é a divisão que rola, o rap poderia ser mais unido no estado, é isso que precisa melhorar..


10 - É notável que em Maceió, o Rap está em espaços que antes não era ocupado (boates, bares, casas de show etc.) O que o grupo tem a falar sobre o Rap estar sendo transmitido para outros públicos? O Rap está perdendo seu público alvo ou só está ampliando seu público? Comentem sobre isso...

Inva$or - O rap tá tomando a cena de assalto, já era tempo, tem que invadir mesmo todos os ambientes, o rap sempre vai ser da periferia, mais não pode ficar restrito somente a ela, tem que tocar em todos os bairros, cidades, ambientes, tá ligado? Pra se mostrar um ritmo musical forte e pra que cada um grupo desses possa ter algum retorno financeiro pelo seu trabalho, que sabemos que não é facil, nada mais justo do que um grupo receber pelo seu trabalho, já que o axé recebe, o forró recebe, aqueles cantores de teclado e voz recebe, então o rap tem que se impor, se valorizar, pra os boy ou pra boates, é preço x, mais pra favela não tem preço é pelo amor ao rap, resumindo, 1 por amor e 2 pelo dinheiro
Bili Jow - Faço minhas as palavras do invasor..

11 - O que vocês acham da idéia do LO, um rapper pernambucano, adotar o mesmo nome que leva o grupo de vocês, comentem sobre esse fato...

Inva$or - No começo eu fiquei meio naquela tá ligado? mas depois eu desencanei, o L.O é meu afavor, em todo brasil tem um grupo com esse nome e ele é L.O e Os Comparsas, a gente é O$ Compar$a$ é a Firma! no fim fica tudo em casa mermo...

12 - Qual o conselho que vocês dão pra molecada alagoana e pra aqueles que tão querendo entrar no mundo do rap?

Inva$or - Moral quem sou eu pra dar conselho né?! mais o que eu tenho a dizer é que se voce ama mesmo o rap, se voce tá disposto a levar a sério mesmo, fizer por amor mermo não por embalo, se voce for um cara esforçado um cara com força de vontade de fazer o bagui ir pra frente, é só correr atras dos eu objetivo moral, tem que ter um pouco de talento também né?!


Bili Jow - Pra mulekada o conselho é estudar muito e pra quem quer entrar no mundo do rap a parada é não desanimar jamais.

13 – Considerações finais..

Inva$or - Gostei da entrevista, perguntas bem elaboradas e não tendenciosas, o blog tá massa assim como o Rap alagoano na cena, são os dois blogs mais importantes na divulgação do hip hop alagoano, aproveito pra dizer que o blog rap alagoano na cena não tem nenhuma intenção de concorrencia com o Blog Hip Hop Alagoano, é apenas mais um veiculo de divulgação que só tem a ajudar a cena aqui no estado, voce tá ligado que essas ideias de rivalidade não existe, isso aí é só ideia desses leva e traz que cerca a rapazeada e só faz atrasar a correria de ambos...

Bili Jow – O$ Compar$a$ é a Firma! Rap nordestinamente alagoano, podem esperar que o cd vai sair loko...

14 - Deixem Um salve a quem possa interessar...

Inva$or - Desejo todo amor du mundo aos meus familiares, em especial meus pais, minha esposa e meu filho Jorge Lucas, um forte abraço a todos que divulgam o trampo da firma, a todas comunidades de rap alagoano, rap nacional, a comunidade e o blog rapboom, do meu parceiro Nego buda de lá do Df, as comunidades de rap alagoano de todos os grupos que divulgam os nossos trampos, aos blogs Hip Hop Alagoano e Rap Alagoano na Cena, ao Qg dus manos e J.o Produções, meu comparsa Ph que me chamou pra trazer de volta um dos grupos mais antigos de alagoas o Aliança de Rua, meu comparsa Mr. $om, que foi um dos idealizadores da parada, comparsa Tony mais novo afavor da firma, comparsa Nikson um dos caras que mais divulgam o rap alagoano, principalmente no interior, comparsa Mago Jow, altas correria mil grau na caminhada do rap, ao comparsa Md e a rapazeada do seu grupo Frustração de Menor e seu programa poder do gueto, que rola muito rap alagoano, é a gente moral! aos grupos: Direito Negado, N$c, Familia das Ruas, Familia Zona Norte, Poetas Perifericos, Narração Funebre a revelação do rap alagoano, Cicatriz, Lei do Gueto, Clandestinos, Asu, Missão Resgate, Na Humilde, La Poli & Cia, Dj Fio, Os de Menor, todas as quebradas do estado de Alagoas e do nordeste que curtem e divulgam o nosso som, aos camelô que divulga os som da rapazeada também, tamo aí na batalha!

Bili Jow - Salve salve Jesus Cristo, um salve a todas as favelas do estado, salve geral que curti o rap, minha coroa meu irmao e minha garotona. Tamo junto.

LINKS:

MySpace
Comunidade dos Compar$a$

Perfil Orkut
...

3 comentários:

Pirado Conexão Rio Largo disse...

PODEW CREW INVA$OR E BILICA
A ENTREVISTA NA MASSA
O$ COMPAR$A$ É A FIRMA - NA ERA DA GLOCK

TA LIGADO SE O CD SAIR
TÔ COMPRANDO NÉ

PODES CREW É NOS SEMPRE DO INTERIOR HÁ CAPITAL

Anônimo disse...

INVA$OR o kra canta pra kralhoo firmeza pow pra galera do grupo todo...

Anônimo disse...

BoLIn : boto fé, RAP alagoano é fodaaa !!