Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vale a pena LER de NOVO: História do HH AL

Essa foi uma matéria Especial que foi postada algum tempo atraz, são alguns textos escritos pelo DJP, camarada das antigas... onde ele relata suas experiencias no Hip-Hop aqui em Alagoas, e como surgiu parte do nosso movimento... É importante pra todos nós, saber como surgiu o Movimento Hip-Hop aqui em nosso estado pra gente refletir sobre onde a gente quer chegar com o Hip-Hop.

Essa é a primeira parte, ainda tem a 2ª e outras partes estão sendo escritas e logo mais serão reunidas em forma de uma cartilha... Saca Ae!

-------------------------------------------------------------
História do Hip-Hop Alagoano
por Djp
Em 1994 eu DJP cheguei de São Paulo trazendo na bagagem mental um grande conhecimento sobre um movimento chamado HIP-HOP. Antes de vim para Maceió passei primeiro em União dos Palmares onde já tinha morado 12 anos (de 1980 a 1992) e foi em janeiro de 1994 em União dos Palmares (UdP) que eu comecei a organizar o HIP-HOP os primeiros adeptos ao movimento em UdP foram os meus amigos de infância. Infelizmente muitos deles já tinham caído em algumas armadilhas da vida como álcool, maconha, armas, casamento na adolescência (rsrsrs) etc. Mas como o HIP-HOP que eu havia conhecido falava justamente em resgatar a auto estima de pessoas nesse tipo situação, logo meus amigos se identificaram com o Rap Nacional que na época realmente tinha letras anti-drogas, anti-armas esses eram os do Thaide e Dj Hum, Ndee Naldinho, Geração Rap, Comando Dmc’s, Racionais Mc’s etc.

Como a maioria de hoje, a maioria em 1994 abraçaram Racionais como grupo preferido as musicas “Fim de Semana no parque” e “homem na estrada” nós ouvíamos escondidos devido à ignorância dos pais e demais pessoas que não aceitavam Rap como música descente para ouvir devido porque continham girias e palavrões nas letras. Se em SP era difícil pro Rap aqui no nordeste era 1000 vezes mais, pois o nordestino infelizmente era bem mais desinformado, ainda hoje não tá fácil apesar de termos um numero considerável de adeptos do rap.

Alem do rap apresentei também o trabalho do DJ dentro do HIP-HOP e assim surgiu o primeiro grupo de rap de União dos Palmares (o UNIÃO DMC’s) formado por mim e uns chegados que participavam de uma banda afro, mas infelizmente a imaturidade deles não fez vingar frutos e então eu mudei para a capital alagoana Maceió. Mas deixei em União dos Palmares jovens promissores para desenvolver o HIP-HOP, jovens que já estavam se desenvolvendo no breakdance e já com uma idéia dos demais elementos do HIP-HOP. Então chegando em Maceió ainda em 1994 fui logo a procura de adeptos do HIP-HOP, já com indicação de meu cunhado na época (O Ice Lu) que devia ter uns 11 anos de idade ele me falou que o primo dele conhecia uns cara que faziam rap e dançavam Break, por coincidência fui morar bem próximo ao bairro que ele me indicou (Salvador Lyra). Sem demora procurei o primo do Ice Lu que me levou até o Carlinhos, Denis e o Cal, fomos apresentados e logo as idéias foram batendo e gerando planos para desenvolvermos o HIP-HOP em Maceió. Então eles me levaram ao movimento que já acontecia na capital alagoana. A primeira manifestação de hip-hop que participei, a melhor que prestigiei foi numa praça no jacintinho, só que infelizmente não era uma manifestação 100% Hip-Hop, parecia mais um show de calouros em praça publica, vi o break ser sufocado pela dança na boquinha da garrafa, o dj tinha os discos mas não tocava infelizmente. Fiquei decepcionado e pra completar uns cara que tava zuando em volta da roda começaram a brigar dando fim ao evento.

Depois dessa decepção trocamos idéias e os cara me disseram que também não esperava aquela pancadaria e falaram que não era daquela forma que o HIP-HOP acontecia então me falaram de outra movimentação que acontecia numa praça de um bairro chamado Santo Eduardo e que lá era mais organizado. Os DJs eram mais responsa e que eu poderia até levar uns vinil pra tocar só que essa movimentação já não acontecia a tempos.

Passado uns 3 ou 4 meses Eu o Carlinhos, o Denis e o Cal já tínhamos formado um grupo de Rap (O Planet D’mcs) que não foi um grupo “100% de Rap” pois estávamos na época do modismo do “Rap Carioca” aqueles Funks parecidos com Rap. Então o Planet por influência minha rimava cantava Rap mas por influência dos outros componentes também cantava o “funk carioca” só que, Rap ou Funk, as letras eram próprias. Assim eu notei que a influência da cultura periférica em Alagoas tinha uma tendência maior para cultura periférica carioca, ou seja, o “Funk Carioca”.

Quando conheci o movimento no Santo Eduardo realmente senti um clima melhor vi um camarada chamado “Ary Consciência” que era o cara que organizava o Hip-Hop Al na época ele fazia parte do movimento negro e dava altas idéias no microfone... mas, notei que os b.boys não ligavam muito pras idéias só pensavam em dançar e os Djs em tocar vi que o ARY tentou mas na época os b.boys não se organizava como em SP não trabalhavam o conhecimento e assim comecei a enxergar que o Hip-Hop Alagoano faltava se organizar e que justamente por falta de organização em massa estava em declínio. Os b.boys formavam galeras e não formavam crews, os DJS optaram pela cena eletrônica ou apenas animadores de festas de qualquer estilo, Mc’s quase não existiam fora O Planet D’mcs só vi um grupo de rap e uma só vez que nem lembro mais o nome...

Os adeptos foram desaparecendo aos poucos e assim o em 1995 os que eram pra serem a Velha Escola Do Hip-Hop Em Alagoas estavam praticamente aposentados e até mesmo, desviados se tornaram adeptos a outras culturas como o Reggae que dominou a maioria na periferia alagoana.

continuará.....

Nenhum comentário: