Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Reativação da Posse Atitude Periférica


Após um período de meses de preparação, a Posse Atitude Periférica foi efetivamente reativada na terça-feira (19/11/2013) em União dos Palmares, num debate com a presença do GOG. A Posse Atitude Periférica é a primeira expressão do hip-hop organizado em Alagoas, ela foi fundada em 1994 pelo Paulo 'DJP', como uma forma de avançar a cultura hip-hop no estado. No ano de 2011, DJP decidiu ir morar em São Paulo, desativando temporariamente a PAP.

A decisão de reativar a Posse partiu da necessidade de dar um passo à frente na organização do hip-hop em Alagoas, que permanece disperso e desunido. Alguns dos membros remanescentes da PAP lançaram o Manifesto pela Reativação da PAP que foi assinado por mais de 30 militantes da cultura hip-hop alagoana e nacional. Isso expressa que há um interesse comum em fortalecer o hip-hop em Alagoas para que possamos mobilizar nossa juventude e termos voz de impacto diante do poder público exigindo nossas reivindicações.

O debate contou com a presença de cerca de 60 pessoas, a maioria sendo militantes da cultura hip-hop de diferentes vertentes de atuação (b-boys, b-girls, graffiteiros, rappers, dj’s, produtores de eventos). A discussão foi conduzida por Zazo, Zulu Fernando e GOG que falaram sobre a organização do movimento hip-hop, genocídio da juventude das periferias, drogas, violência e políticas públicas para a juventude. O debate prosseguiu vivo, várias falas foram feitas e chegou-se na conclusão de que é necessário reativar a PAP e prosseguir o legado deixado pelo DJP, e desenvolver o trabalho de conscientização/mobilização da juventude, organizando apresentações, exibição do documentário, eventos, aulas de hip-hop e continuar construindo um hip-hop sem drogas como forma de preservar fisicamente a juventude das periferias oprimidas pelo sistema e empurrada para o crime e as drogas. A partir de agora, será estruturada uma coordenação da PAP que começará a realizar os trabalhos junto à juventude periférica alagoana.

Após o debate aconteceu o show do GOG que foi uma verdadeira celebração da cultura hip-hop, um verdadeiro espetáculo mesclando o Rap / DJ e Break.



O translado de 33 pessoas de Maceió até Uniao dos Palmares foi custeado de forma independente por cada pessoa que participou da atividade, porém a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) se comprometeu conosco e se dispôs a bancar com esse transporte. Desde já deixamos aqui o agradecimento pelo comprometimento com a cultura hip-hop maceioense.

Apesar dos problemas que justificam nossa ausência em União dos Palmares dia 17/11, na programação junto com a Fundação Palmares, registramos aqui o nosso agradecimento à Maria Silva, representante da Fundação, por ter se empenhado no sentido de trazer o GOG para Alagoas. Sem ela, GOG não viria para Alagoas, nem teríamos feito essa atividade nas condições que aqui relatamos.

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

(ZaZo)

Nenhum comentário: