Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

domingo, 27 de janeiro de 2008

Historia do Breakin por Zazo

Faremos matérias sobre os fundamentos e histórico dos 4 elementos da cultura HH. Iniciaremos com o elemento Breakin... logo, logo tem mais...

O Break Dance ou Breakin é um estilo moderno de dança surgido apartir do Funk/Soul e sua dança. James Brown foi um dos grandes nomes da Soul Music e era famoso e considerado por suas musicas e sua dança chamada Good Foot (Pé Bom). Ele ganhava mais admiração nos bairros com maioria negros e latinos das grandes cidades dos EUA.
Em Nova York, no bairro do Bronx (costa Leste) os jovens influenciados pelos passos de James Brown, criaram o Top Rocking (dançar em pé). No Brooklyn (outro bairro da costa leste de NY) foi inventado o Brooklyn-Rock ou Up-Rock – influenciado em filmes de kung fu e simula uma briga entre 2 ou mais bboys. O Pessoal do Bronx, tentando melhorar o Top Rock, desenvolveram novas técnicas dançando no chão criando assim o Foot Work (trabalho com os pés). Logo após foi criado o Freeze (congelamento).
O breakin é uma dança nascida nas ruas e engloba diversas danças e artes marciais como: ballet clássico, jazz, ginástica olímpica, sapateado, capoeira, kung fu etc.
A expressão Break Dance foi criado pela mídia, o nome original é Breakin ou bboying. Os dançarinos são Bboys (Breaker Boy) e as minas Bgirls (break girl). Há um conceito equivocado difundido pela mídia de que o break era utilizado por gangues Novayorquinas, onde eles trocavam a disputa violenta pela disputa na dança. O fato é que o break era dançado nas ruas e por chamar a atenção de todos, causava-se um certo tumulto e as disputas na roda de break às vezes resultava em brigas. Os bboys se organizam em crews (grupos) que geralmente usam roupas iguais e treinam passos e performances para usar em rachas de break.

O breakin é primordialmente uma dança. Fazer power moves (movimentos acrobáticos poderosos que necessitam de bastante forçaa) ou saltos NÃO É TUDO, o bboy tem que saber dançar.

Basicamente para ser um bboy deve-se seguir esses 3 fundamentos:

O TOP ROCK: Bboy dança em pé, é uma preparação para sua performance. È como se fosse o cartão de visitas apresentando o seu estilo.

O FOOT WORK:
(trabalho com os pés) onde o bboy faz tipo um sapateado na horizontal, movimentando o corpo circularmente com o apoio das mãos.

O FREEZE:
é um “congelamento” no qual o B-Boy faz a finalização de sua performance. Os melhores Freezes são classificados de acordo com seu grau de dificuldade.

No meio das performances os bboys usam os power moves que são os movimento que exigem forca física, exemplos: giro de cabeça, os saltos, flares, moinhos de vento...

Dentro do Breakin existem outros estilos de danças alem do estilo bboying são eles:

Locking –
Dança de 1969, criada por Don Campbell durante a era Funk em Los Angeles. Lockin é considerada uma das mais complexas de execução. Essa dança é baseada em movimentos rápidos ao som da batida da música. Um dos elementos principais do Locking são os movimentos de braço, onde o passo principal é o Lock (trava). O Locking é a dança urbana mais antiga e mais clássica, é difícil de ver hoje em dia Lockers dançando. Quem dança locking é chamado de locker.

video de Locking:



Popping -
nasceu na Califórnia influenciado por filmes de ficção cientifica. O popping é baseado em movimentos robóticos e mecânicos imitando um robô, também tem os movimentos como se fossem umas “ondas” passando pelo corpo, dedos, braços, pernas, tórax e etc. Quem dança poping é chamado de popper.

video de popping:



Lu - Uniao dos Palmares dancando popping



Alem dessa existem outras danças que alguns consideram (outros não) como danças do Hip-Hop são elas:

House -
Os dançarinos de House dançam no contratempo da dança, ou seja, atrás da batida, mas no ritmo.

Mostra de House:



KRUMP -
o criador foi Thomas Johnson, conhecido como Tommy the Clown (Tommy o Palhaço). O estilo se originou em 1992 quando seu criador o utilizava para animar festas de aniversário. Logo começou a ter rapidamente seguidores por toda a Califórnia, e logo depois pelo mundo. È uma dança rápida e inclui contato físico entre os dançarinos com movimentos agressivos que lembram uma luta real.

Video de Krump:



Freestyle - Mostra de Freestyle



O Break dançado hoje em dia é quase igual ao break dançado no final dos anos 70. Isso é algo marcante no break, pois as raízes da dança estão sendo preservadas, mesmo com o aperfeiçoamento e aumento da dificuldade de movimentos.

O Breakin sempre chamou a atenção da juventude por seus movimentos surpreendentes e pelo estilo em que se dança. Break não é simplesmente uma dança como tantas outras, break é um estilo de vida e está dentro do movimento hip-hop. A Mídia buscando lucrar com nossa cultura sempre tentou transformá-la em moda, muita gente tem uma visão deturpada do break achando que break é só mais uma moda juvenil. Break é da cultura Hip-Hop e suas origens devem ser mantidas e respeitas. por isso conhecer as origens de nossa cultura é algo primordial pra quem é do movimento e pra quem ta chegando agora.

Zazo

Um comentário:

Anônimo disse...

yes!