Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

quinta-feira, 24 de abril de 2008

História do Hip-Hop [sobre a Rock Steady Crew]


A intenção da publicaçao desse texto é contribuir para a formação dos Bboys que até então não tiveram acesso a essas importantes informações sobre a evolução do HH Mundial... uma boa leitura a todos!

Rocksteady Crew
----
A Rock Steady Crew foi criada em 1977, pelos b-boys Jimmy D e Jojo no Bairro do Bronx (NY). Eles deram inicio a crew sem ter idéia de que algum dia seriam conhecidos no mundo inteiro. Somente os melhores b-boys entravem na Rock Steady. Eles tiveram seus rivais em todos os cinco bairros de Nova Iorque. Para entrar na Rock Steady não era fácil, os interessados deveriam batalhar com os bboys da RSC e nessa competição pouca gente ganhou.


Em 1979, quando as esperanças dos b-boys estavam para baixo, Jimmy D incluiu Crazy Legs e Lenny Len na Rock Steady. A entrada dos dois serviu de estimulo. Logo após Crazy Legs mudou-se para manhattan e continou o trabalho com a crew. O ponto forte da crew foi em 1981 quando as pessoas começaram a tomar nota de todo o trabalho que Crazy Legs, Frosty Freeze, Take One, Little Crazy Legs e Ken Swift fizeram em Manhattan.

Em agosto de 1981 o fotógrafo e escultor Henry Chalfant ofereceu-lhes a oportunidade de se apresentarem num programa de TV. A apresentação era uma batalha de contra a crew Dynamic Rockers, essa cobertura foi fundamental não só porque era coberta por varias estações de televisão locais, mas também contribuiu para que o mundo conhecesse o Break.

Jimmy D depois de ficar sabendo do barulho causado por Crazy Legs em Manhattan, fez-lhe Presidente da Rock Steady Crew. Crazy Legs fez de Frosty Freeze e Ken Swift vice-Presidentes.
EM 1982 a RSC foi convidada pra participar de um evento com varias bandas entre a lista estava a banda de Punk Rock Bow Wow WOW, Afrika Bambaataa e do Jazzy 5. Nessa época Afrika Bambaataa era conhecido por muitos como o "Pai do Hip-Hop" por ter organizado a 1ª Posse de HH do Mundo a Zulu Nation.

Logo após, Crazy Legs e Frosty Freeze perguntaram a Afrika Bambaataa se eles poderiam entrar na Zulu Kings, a crew mais respeitada entre todos os b-boys. Afrika Bambaataa permitiu, assim como todos da Rock Steady Crew se tornaram membros da Zulu Kings, e se tornaram tambem uma parte integrante da Zulu Nation.

Pouco depois a RSC se inseriu-se na cultura Rastafaris, Punks e Hip-Hop em geral. Com pouco tempo a RSC expandiu e se tornou uma grande familia formada de mulheres, crianças, skatistas, artistas e DJ's. A Crew cresceu tanto em NY que Kool Lady Blue começou a empresariar o grupo. Tornando possível se apresentarem na Roxy tour, patrocinado pela Radio One Europa. O Roxy Tour levou a Rock Steady Crew, Afrika Bambaataa, Freddie Fab Five, The Double McDonald neerlandês Girls, DJ's e graffiteiros para Londres e Paris. Foi a primeira turnê mundial de Hip-Hop que abriu a porta para tantas outras.

Devido à problemas quanto ao financiamento da Crew eles ficaram impossibilitados de fazerem apresentações, pois seus patrocinadores ditavam como e onde eles deveriam se apresentar. Depois desses problemas decidiram então caminhar independentes. Nesse processo eles perderam um pouco a popularidade e muitos bboys pararam de dançar, no entanto foi mantida existência da Crew e com a sua raiva e desilusão passaram a fazer algo positivo.
Em 1991 Mr. Wiggles aproximou-se de Crazy Legs uma ideia de fazer um musical de Hip-Hop. Crazy Legs (com a ajuda de Mr. Wiggles) convenceu Ken Swift para começar a dançar novamente. O musical foi chamado de “só, what happens now?” (Então, o que acontece agora?). Um membro da RSC, Buck 4 (RIP), organizou um local perfeito o musical.

Os críticos dos Jornais The New York Times, The Daily News e El Diário elogiaram o musical. Em 1992, eles receberam de pé aplausos do publico. Entre o publico estavam o comediante Gregory Hines, e até o Presidente George Bush.

Todos os anos a Rock Steady Crew realiza um evento para simbolizar a preservação da história e evolução da cultura Hip-Hop. Este evento conta com a presença de DJ's, b-boys/b-girls, graffiteiros, MC’s e milhares de outras adeptos do Hip-Hop do mundo inteiro.

Crazy Legs ainda é presidente da Crew e Fabel é vice-presidente. Eles têm acrescentado novas caras como Teknyc, Venom, Servin 'Ervin, denote, Heps Fury, Febre One, Jeromeskee. Assim como os membros do Japão, Reino Unido e Itália. A diferença é que em ourtros paises eles têm total controle sobre a sua crew e seu destino.

Com 31 anos de existência a Rock Steady têm muito mais objetivos em vista, eles esperam a criação de uma fundação para crianças Rock Steady. Este programa irá fornecer dança e outras atividades que irão contribuir para influenciar os jovens a permanecer no caminho certo ao longo da vida. Também irá envolver manutenção e preservação da cultura Hip-Hop.


*******

Texto retirado do site: RockSteadyCrew
----
Traduzido por Zazo

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom. Parabéns pela matéria e pelo blog inteiro.