Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Entrevista Gueto Nordestino

Aproveitamos a festa do Paulo pra entrevistar Mago Jow do Grupo de Rap Gueto Nordestino.

Segue a Entrevista...
-----

hiphop-AL: Porque Gueto Nordestino?

Mago Jow: Em meio a tantos nomes Gueto Nordestino foi o nome mais real e que mais coincidiu com nossa história. E coincidiu por um único motivo: somos do gueto e estamos no nordeste e é isso ai....

P.J. & Mago Jow
hiphop-AL: Quando Surgiu o Grupo?

Mago Jow: Gueto Nordestino vem na luta a 7 anos, não como Gueto Nordestino porque já tivemos vários nomes. Acho que vários grupos hoje em dia de rap já tiveram esse problema de colocar um nome e de repente coincidir com outro grupo que tem o mesmo nome e tal...
A gente colocou vários nomes que não vou nem citar... que eram nomes terríveis outros que ate agradava mas, eis ai o Gueto Nordestino a 7 anos de caminhada.

Atualmente são 2 componentes Mago Jow que vos fala e nosso amigo P.J. infelizmente só 2 né mano poderia ter mais cara somando com a gente ai...

hiphop-AL: Quais temas vocês gostam de abordar em suas musicas?

Mago Jow: Revolução em 1° Lugar e a gente procura abordar a vida... porque o meu HH o nosso HH é pela paz é por um mundo melhor.

Gueto Nordestino procura citar vários exemplos como tem no nosso som retratos do Brasil, que é o caso do Haiti. Descaso do governo para com o Brasil. Porque acho horrível o Brasil disponibilizar tropas pra o Haiti... (Falta finalizar a resposta)

E ao mesmo tempo aqui o Brasil está se auto destruindo porque a droga tá levando jovens de 10 a 19 a morte (...)

hiphop-AL: Quais são suas inspirações musicais?
Eu acho que o individuo que quiser trabalhar com música ele deve escutar todo tipo de música entendeu? Ele não pode ser limitado ao seu estilo... tipo meu estilo é rap, meu estilo é reggae, meu estilo é axé etc... não pode ser assim. Se você quer compor um bom rap você deve curtir uma mpb, um samba etc. o que achar o cara achar que vai trazer pra você uma inspiração pra você compor um rap verdadeiro. Mas não sendo certos tipos de musicas que pra mim é poluição sonora que é o que mais tem por ai.

Tenho como inspiração principalmente o dia-a-dia de cada um de nós. Exemplo: o moleque de 6, 7 anos com uma caixa de balas vendendo o tempo todo ali batalhando. Isso é inspiração pra o RAP e tambem pra mim.


Eu quero que a verdade venha a tona pra mostrar que periferia também tem vencedor, periferia é capaz, e estamos ai pra mostrar isso pra mostrar a verdade pra mostrar que estamos capacitados.

Alguns dos maiores fenômenos musicais (o maior fenômeno pra mim é Cristo) mas, os maiores veio do Gueto e é o Gueto que está apresentados essas qualidades... a sociedade tem que parar de olhar pra o gueto e achar que no gueto só tem vândalos e marginais entendeu?
Os produtos do gueto, na minha opinião, são os melhores que estão ai musicalmente falando.

hiphop-AL: E o som Jaqueira Campo de Extermínio? Que idéia você quer passar nesse som?
Mago Jow: Jaqueira Campo de Extermínio veio pra dar um basta na impunidade e no abuso de autoridade da PM. Porque hoje em dia se você for curtir, for na balada e se a Policia encontrar você eles não chegam calmamente e falam que vão te revistar... eles chegam e gritam pra você ir pra parede e ainda talves chamam você de filho disso ou daquilo outro... E abusam. Abusam porque se você não se encontra com a nota dos seus bagulho é capaz de você perder.

E o foco foi esse: Campo de extermínio irmão. Jaqueira teve um mês, se não me engano em abril de 2007, foi encontrado mortas lá... não encontradas porque não foi desova foi assassinato cruel mesmo... foram 27 pessoas. Então isso eu acho que é demais entendeu? Então o foco foi esse foi falar tudo que tá nos revoltando lá. Digamos que é o grito dos excluídos.

hiphop-AL: Na sua opinião como está o cenário do Rap Alagoano?

Mago Jow: Tem muitos grupos bons aqui em AL e que merecem reconhecimento nacional. Sem querer julgar, sem querer pagar de simpatia que essa não é minha cena... sem citar nomes. Mas, creio que os verdadeiros, e tem muitos verdadeiros no meio de nós, mas em todo lugar tem a laranja podre que buscar contaminar as outras. Mas tem grupos aqui em nosso estado que estão capacitados para nos representar em qualquer lugar. Alagoas, nordeste é visto como um lugar que pouca coisa se tem mas nós temos qualidade pra mostrar.

Zazo - Malukinho - Julimem - Du Contra - Mago Jow
hiphop-AL: Aqui em Alagoas o rap tá meio fraco... Uma das causas é que é difícil achar cds de rap em geral. Isso a pouco tempo vem mudando devido a os cara de periferia estarem tendo mais acesso a Internet e etc... Aqui nas periferias de Alagoas a trilha sonora que domina é o reggae, os cara curte mais um reggae e tal.... na sua opinião o que deve ser feito pra expandir o Rap aqui em nosso estado?

Mago Jow: Primeiramente o Rap num é moda. Então é aquela coisa... tamo precisando de que cada grupo, cada MC se impor mais. Porque se você tem seu grupo você tem que se dedicar ate a alma. Quando a gente se impor mais o reconhecimento vem. Não modinha. Na minha opinião certos reggae ai chamados de “Melô” é muita moda num te nada haver.

hiphop-AL: Pra finalizar mande seu salve...

Mago Jow: Um salve pros verdadeiros. Um salve par aqueles que além de tudo tem o Hip-Hop não como um Hobbie mas como uma cultura que pode resgatar e tirar a juventude das drogas. Eu me coloco nessa posição e posso dar o depoimento que sou um ex-usuário, como um cara que vivia de furtos, um cara na paranóia constante então hoje me vejo liberto através do Hip-Hop. Hip_Hop é isso e um salve prus verdadeiros...
*******
Baixe as Musicas do Gueto Nordestino


Gueto Nordestino - Retrato do Brasil

http://www.4shared.com/file/48121339/bfc87076/gueto_nordestino_-_retrato_do_brasil.html?dirPwdVerified=23ac3dfd

Gueto Nordestino - Conexão de rimas

http://www.4shared.com/file/37465365/1dab11cc/gueto_nordestino-conexao_de_rimas.html?dirPwdVerified=23ac3dfd

Gueto Nordestino - Jaqueira Campo de Exterminio

http://www.4shared.com/file/37465859/3365e1c5/gueto_nordestino-jaqueira_campo_de_extermninio.html?dirPwdVerified=23ac3dfd

Gueto Nordestino - Queria Voltar no Tempo

http://www.4shared.com/file/38787460/d6b876b/gueto_nordestino-queria_voltar_no_tempo.html?dirPwdVerified=23ac3dfd

2 comentários:

Unknown disse...

curti pah karalho as entrevistas todas da hora mermoo!
aah e baixei varias letras dos manos ae!
da hora!!
éh Nóis Rap alagoano ! até o Fimmm!
fuizz!

by: P.J

Anônimo disse...

Muito massa jaqueira campo de exterminio,bela musica mago jow e a vcs todos peidada