Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

domingo, 31 de agosto de 2008

Entrevista Exclusiva com Lindomar 3L

Lindomar 3L, é um rapper natural da cidade de Uberaba (MG) e iniciou sua carreira musical em 2001, com o grupo ’3L MC’s’ (Lucas, Luis e Lindomar), e foi daí que surgiu o nome ’3L’, que hoje em dia quer dizer ’Levada Lúcida Libertária’.
.
Se apresentando em vários eventos de Hip Hop locais, entre eles, batalhas de Freestyle, o rapper ficou conhecido e reconhecido em sua região, se tornando referência quando o assunto era debates, e com isto surgiu muitas entrevistas e participações com outros rappers de sua cidade. Tudo isto se deve também ao seu trabalho social, com oficinas de rima, palestras sobre Hip Hop e um programa de rádio chamado ’Bom Som Periferia’.
.

Em novembro de 2006, o rapper foi apresentado ao público do Hip Hop nacional através de sua participação no premiado CD ’Aviso às Gerações’ do rapper GOG de Brasília, na faixa ’Periferia Tem Talento’. Em 2007, Lindomar 3L se apresentou em várias cidades brasileiras como mc de apoio do GOG e participou da gravação do DVD ’Cartão Postal Bomba!’ e da coletânea "GOG Convida", junto com renomados artistas brasileiros como Lenine, Maria Rita, Gerson King Combo, Paulo Diniz, Izaías Jr. (Provérbio X), Dj Tiago, Kiko Sant.Ana, Nego Dé, Maskoty (Ideologia e tal) e Ellen Oléria, Indianna Noma, Richelmy, Angel Duarte, Ariel ’Haller’ Feitosa, Ted e Paulinho da renomada banda MPB Black (DF).
.
Em julho de 2008, chega às lojas de todo o Brasil, o primeiro CD do rapper Lindomar 3L. Batizado ’Das Ruas Mineiras’, o trabalho conta com participações super especiais, entre elas, GOG, o Poeta do Rap Nacional, Dj Tiago nos toca-discos, Marboy Thugz, Paulo (Etnia do Gueto), Dunga (Audácia), Kiko Sant.Ana e Ellen Oléria,nos vocais, as produções musicais ficaram por conta de Ariel ’Haller’ Feitosa, Diogo Santos e Rapadura.
.
’Das Ruas Mineiras’ é uma obra feita com muita originalidade e personalidade e conta ainda com parcerias importantes, onde a produção executiva é da Só Balanço (DF), distribuição da Marola Discos (DF) e assessoria da Livre Produções (BH).

***********************
Hip_Hop - AL - O que vem a ser Levada, Lúcida, Libertária?
É o ato de "levar" com "clareza" sentimentos que "libertam". É tbm o ato de "levar" uma vida "clara" e "livre" ...

GOG e Lindomar 3L

Hip_Hop - AL -Nos conte mais detalhes sobre o iniciou da sua carreira musical...

Lindomar: Eu conheci o Hip Hop em 99, eu tinha 15 anos. Eu era engraxate e só ficava na rua, e foi a rua que me apresentou o Hip Hop, os mlk de rua tá ligado?Comecei a cantar em 2001, no grupo de Rap "3L Mc's" (Lucas, Luis e Lindomar).Participei em vários projetos independentes, fiz programa de rádio, oficinas de rima e palestras sobre Hip Hop.Participei no cd "Aviso às Gerações" do rapper GOG e fui mc de apoio dele, e me apresentei em várias cidades brasileiras.Enfim, isso é só o resumo do resumo da minha carreira.
.
Hip_Hop - AL -Como anda o Movimento HH em minas, em particular sua cidade Uberaba?


Lindomar: O Hip Hop em Minas, se encontra em fase de ascenção, amadurecimento. Mas já há muita coisa grande rolando. Há o Duelo de Mc's em BH, que é a Liga dos Mc's mineira, há vários rappers sendo reconhecidos, como o Mc Simpson, considerado o melhor mc de improviso do Brasil. Há tbm vários projetos sendo desenvolvidos. Em Uberaba o que prevalece é o Rap, aqui é terra de MC, surgi milhões por ano. Por aqui rola mais eventos de praça, com muitos grupos de Rap, mas com poucos b.boys, graffiteiros e djs. Mas sem querer ser bairrista, o Hip Hop uberabense é muito talentoso, um dos mais talentosos que eu conheço. Viva o Hip Hop Mineiro uai!

Hip_Hop - AL - Nos conte como foi o processo de produção do cd... há quanto tempo você se dedica nesse CD?

Lindomar: Comecei a produzir o disco em 2005/2006, com o Ariel "Haller" Feitosa" Diogo Santos e Rapadura, mas algumas letras discos foram escritas em 2003/2004.Os vocais começaram a ser gravados em fevereiro de 2008, e eu gravei todas as minhas partes em apenas 3 dias.A produção executiva do cd é da Só Balanço, e com isso eu pude trabalhar com músicos profissionais e lançar um disco com uma qualidade musical surpreendente.O disco saiu da fábrica em julho de 2008 e estamos em fase de divulgação e distribuição.
.
Hip_Hop - AL -Vc pensa em Gravar algum vídeo-clipe de algum som? Qual?
Lindomar: Penso sim. Mas ainda estou escolhendo o som.

Hip_Hop - AL - O que representou pra vc, fazer uma importante participação no CD do GOG "Aviso às Gerações" na faixa “Periferia Tem Talento”, junto com o Rapadura?

.
Lindomar: Imagine um mc do interior das Minas Gerais, participando no cd do Poeta do Rap Nacional... A sua imaginação é a minha resposta.
Hip_Hop - AL -Como você iniciou contato com o GOG e como foi que se fortificou o contato entre vocês...


Lindomar: Eu conheci o GOG no portão do meu barraco no final de 2004.Iria rolar um show dele na minha cidade e os organizadores do evento o levaram para me conhecer, daí a gente foi almoçar num restaurante, onde eu engraxava sapatos antigamente e cantei pra ele um som que narra essa história.Ele gostou da música e me convidou para participar numa coletânia, que acabou não saindo.Desde então, sempre mantivemos contato. Quais as suas principais preocupações ao escrever um rap? Procuro ser original, verdadeiro e sincero. Minhas preoculpações é de não conseguir transmitir isso, daí eu faço de tudo pro meu som não soar falso.
Hip_Hop - AL -Qual a importância do Rap e do Hip-Hop em geral para o povo pobre?
Lindomar: O Hip Hop como toda cultura, alimenta a alma e o espírito de liberdade, o povo tem que se sentir livre, pois preso ninguém evolui, o Hip Hop liberta!

Hip_Hop - AL -Quais suas influencias musicas? Dentro e fora do rap...
Lindomar: Eu gosto de música de raiz, independente de estilo e de rótulo. Eu ouço muito Tim Maia, Tião Carreiro...

Hip_Hop - AL -Voce já foi filiado/Militante de algum partido político? Nos conte essa experiência...

Lindomar: Filiado, praticamente não. Mas eu já militei com o PSTU. Fui até ao Congresso protestar com eles uma vez. Tempos radicais... Hahahaha

Hip_Hop - AL -No rap nacional muito se fala em revolução, na maioria das vezes a palavra revolução é relacionada a coisas diversas, seja Revolução no sentido extremo da palavra (Tomada do poder pelos trabalhadores) ou revolução de pensamento, mudanças de atitudes etc... Pra você o que é revolução?
Lindomar: Revolução é tudo isso, é a troca de idéias, é o debate, é não se calar, é falar o que pensa, é falar do seu jeito, mas de uma forma que mova as coisas. Revolucionar não é somente falar dos problemas, é tentar resolvê-los.

Hip_Hop - AL - A juventude brasileira está sendo diariamente massacrada pelo desemprego, escolas precárias que resulta no não ingresso de jovens periféricos nas Universidades; Violência, drogas etc, etc, etc... Pra você, qual a saída para melhoria da vida de nosso povo?

Lindomar: Falta cobrança, falta descruzar os braços e cobrar, cobrar os nossos direitos.Devemos nos unir, nos organizar e cobrar dos nossos governantes melhorias.

Hip_Hop - AL - Como você analiza os 6 anos de Governo Lula? Você está satisfeito com o Governo Lula?

Lindomar: O Lula é o presidente mais populista que o nosso país já teve, ele tem a cara e o jeito do povo e eu gosto disso. Eu não diria que estou satisfeito, mas estou menos infeliz com esse governo, comparando aos anteriores.
.
.
Considerações finais...

Lindomar: Viva a todos que de uma certa forma contribue com o crescimento do Movimento Hip Hop! Especialmente ao Zazo, pelo espaço e consideração. Muito obrigado.
.
.
Deixe seu salve e deixe uma mensagem aos que visitam o Blog HH-AL...

Lindomar: Salve, salve a todos que estão ajudando o caipira aqui a vencer.

Nunca vou decepcionar vcs!!!

Aos internautas, eu quero pedir que divulguem este blog, porque assim vcs estarão contribuindo efetivamente com a nossa evolução e revolução.

Tamo junto uai!

**************

Contatos:

contato3l@hotmail.com www.myspace.com/lindomar3l

...
Musicas para baixar:
..
tem que ser Humilde:
.
.
Periferia Tem talento:
.
.
Video Periferia tem talento (GOG, Rapadura e Lindomar 3L)
.
.

2 comentários:

A Corja disse...

Esse menino além de ter talento tem uma alma de humildade que chega a me causar arrepios, é disso que nós precisamos no cenário musical, pessoas inteligentes e empenhadas na melhoria da população e não dos que se preocupam com o seu própio umbigo.Ei tio, Valeu !!! CANTANDO,QUERO VIVER,CANTANDO...O SEU SOM.

mctottadopacheco disse...

olha eu li sua entrevista e escutei seu rap e acho que é isso aí , nós da periferia temos que nos unir pois sozinhos somos fortes e juntos invencíveis . pode crer mano vc acabou de ganhar mais um fã.parabêns vc manda muito e tem realmente talento sorte na sua batalha , eu tambem faço rimas e reconheço um bom rapper quando vejo um e vc com certeza é um dos melhores qwue eu conheço. vlw