Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Entrevista com JOV

Graffiti do JOV em Maceió no Conj. Acauã

Numa conversa de Msn, fiz uma breve entrevista com um camarada bastante conhecido em Recife e também em Maceió, o graffiteiro e mc JOV. Ele sempre está vagando entre os estados de Alagoas e Pernambuco, em busca de divulgar o graffiti e seus raps, o que mais chama atenção nos graffitis do JOV é que na maioria de suas artes ele expressa pensamentos de cunho social e politico.

*******************
HH AL - de onde vc é e a quanto tempo vc graffita?

JOV - Sou da comunidade entra apulso bairro de boa viagem zona sul de Recife - PE. Desenho desde os 10 anos de idade e pinto faz uns 10 anos, comecei com pixe quando era de gangs na adolescência envolvido com galera de baile funk, porque era ainda os anos 80 e não tinha xegado o grafitti em Recife a pixação prevalecia por conta de ums caras que que veio de são paulo e influenciou todo mundo por conta dos seus fascinantes traços. Eles pareciam astros de filme e a molecada rodeava os caras que se xamavam uns deles: canos, well, Amorte, droga... e , outros adeptos então; por volta de 1990 mais ou menos, um grafiteiro chamado Guerreiro aderiu ao grafitti por assistir talves uns clips de Rap americano. E daí emdiante muitos pixadores começaram a mudar seus stilos.

Infelizmente ainda somos a minoria comparando com milhares de pixadores que surgem todo dia, eu comecei do pixe e tenho abilidade na lata atravéz disso.

HH AL - Explique pra quem não sabe a diferença entre pixação e graffiti...

JOV - pixação é demarcação de territorio e grafitti é expressão, opinião, pensamentos, politização, artes: figurativas e abstratas. eu poderia ir pra outro estado só pra pixar, só pra ver alguem um dia ver e me contar que viu o meu nome saca? mais no grafitti a diferença é que o risco é menor
pixar: arte que destroi.. grafittar: arte que constroi


HH AL - Onde já deixou suas artes (cidades, estados)?

JOV - Eu já fiz viajem pra brejo da madre de Deus, tabira que são cidades de pernambuco e tambem em alagoas na cidades de chã preta e maceio fazendo grafittis.

HH AL- O que mais lhe inspira pra fazer os graffitis?
JOV - Eu gosto de ver muito revistas de grafittis, mas o que me inspira é fazer diferente as formas dos traços e cores.



HH AL - O que o Graffiti representa na sua vida?

JOV - o grafitti representa pra mim a história contada sem manipulação de informação é tipo um veículo de comunicação.
Graffiti feito na Avenida Fernandes Lima - Maceió - AL
HH AL - O nordeste tem potencial no graffiti? Como anda o Graffiti aqui no nordeste?
JOV - tem muito artista no nordeste fazendo artes só pra ganhar dinhero mas não expõe o seu trampo no rua pra mim o que falta é investir com o hip-hop atravez do grafiiti na rua.

HH AL - Na sua opniao quem são os melhores graffiteiros, ou os que lhe serve de incientivo/inspiração?
JOV - Eu num tenho nemhuma referência de grafiiteiros de outro lugar somente aqui em recife é qui eu posso indicar um dos chegadus e são eles: léo gospel, galo de souza e o coletivo êxito de rua.

HH AL - Na sua visão, como explandir o número de praticantes do graffiti?

JOV - na minha visão o grafitti tem de ser espandido como surgiu o break em São Paulo onde os caras faziam na cara de pau onde se arriscaram foram muitos presos mas conseguiram o respeito atravéz de muita luta.
Graffiti feito no Terminal do conjunto Osman Loureiro - Maceió - AL
HH AL - Que mensagem vc dá aos que querem começar a graffitar...

JOV - Pra quem se indentifica com o grafitti a mensagem que eu deixo é o seguinte: busquem conhecer a historia e o valor pra que não seja somente um modo de se mostrar mas sim uma forma de representar sua comunidade.

HH AL - Você tem um trabalho musical também, inclusive tem um cd lançado, nos fale desse CD, do processo de produção e onde adquirir...
JOV - Sobre o meu cd eu comecei já tem ums 8 anos e é uma carreira solo mas convidei um mano de brasilia o elon e o ivan do Dias soul. Qualquer coisa tem o www.myspace.com/jovmc e eu tenho tambem feito apresentações em eventos por convites de igrejas e trabalhos socias cantei tambem no show de apocalipse16 inclusive dia 14 de novembro estarei cantando de novo.

Um salve a todos

o meu cd quem quiser adquirir é só me escrever por rapperjov@hotmail.com que nós dá um jeito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sou de maceio-AL,estou aprendendo fazer graffiti com latas,mas nao sei onde adiquirir latas de graffiti porque eu uso lata para pintar moveis e nao dá muito certo.Queria ate mesmo saber onde posso comprar spray e onde posso fazer um curso ou aprender as tecnicas.
valeww Galeraaa!«