Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Entrevista com Clandestinos - AL

Perguntas feitas por Hugo e ZaZo

Hip-Hop AL - Primeiramente por que o grupo se chama clandestinos?
Rabujo: Pô, esse nome tem um pouco a ver com nossa estória, primeiro foi uma idéia conjunta minha e do malukinho( que fez parte da banda por um período curto), escolhemos esse nome porque na verdade todo brasileiro é um pouco clandestino, grande fatia da população vive no submundo, no lado B da cidade, se desdobrando, vivendo como dá ..
Estamos meio que escondidos dos olhos da sociedade, vivendo camuflado, na clandestinidade mesmo, essa é uma das idéias que nos levou ao nome, segundo pq eh um clã, na época eu, malukinho e Ph, q unia vários destinos, várias influencias, cada um tinha algo pra somar, pra idealizar, vários caminhos, várias bagagens, num só sentindo, ritmar nossas idéias ( terceiro, pq eu acho esse nome style pra caralhooo !! .. kkk ).

Hip-Hop AL -
De qual quebrada é o grupo?

Rabujo: Costumo dizer que somos de todas as quebradas .. kk, mais nossa raiz ta lá na zona sul, que é a parada onde mora o Ph, é la que a gente produz nossos sons, nossas conversas, o QG dus manos .. kk, tudo sai de lá, hj eu moro na parte alta de maceió,


Rabujo: Pô faz uma carinha já, desde 2005 tamo ai fazendo o que a gente gosta, eu e Ph nos conhecemos atráves de um chegado nosso em comum, o ph tava parado sem produzir nada, eu tbm tava, tinha 2 anos que tinha terminado uma banda que eu tinha que misturava rock'nroll, reggae e rap, e tava atras de alguem pra retomar o som, daí conversamos marcamos um dia pra se trombar e foi rolando, uma letra aqui, um som ali e tamo ate hoje, mó correria véii, no inicio foi foda, mandando som em base gringa, num tinha computador, num tinha programa pra produzir base, microfone arranjado no mercado negro .. kk, uns equipamentos bem ralé mesmo, hoje a situação tá bem melhor, dá pra fazer tudo de boa, a gente conseguiu pegar pelo pé da tecnologia, que tava correndo a umas 3 léguas da gente .. kk ..

Hip-Hop AL - Como vcs definem o estilo de rap feito por vocês?


Rabujo: Meu irmão .. primeiramente eu penso na musicalidade, pra mim tem que ter ritmo, o Rap é música !!, não só uma bandeira que voce levanta, não só apenas um movimento, o Rap é música !!, acho que voce tem que diversificar pra não cair numa rotina, pq vejo muita banda por ai que tem 5,6 cds e são todos iguais, mesmos beats, mesmas idéias, saca ?, Com a mente fechada, criticando os outros pq misturou com rock ou com reggae, pq fulaninho fez samba, não consigo entender, pq o lema é liberdade, é livre arbítrio, tem muito cara que não faz o Rap cru, mais tem a consciencia, sabe o que ta fazendo e tbm muito cara que é do Rap que não tem essa consciencia, é dificil falar sobre isso, eu mesmo num tô nem ai, o que vale é atitude, se eu quizer misturar com samba eu misturo, com rock, com reggae, foda se !! .. o que vier na cabeça eu faço, música é livre, rotular é idiotisse, então por tudo isso não posso definir meu Rap, meu Rap é o que eu decidir fazer HOJE !!

Hip-Hop AL - O grupo já tem algum cd?
Rabujo: Cd não, mais tem música pra caralhoo .. kk, to correndo atrás ai pra lançar uma demo até o início de dezembro, com a ajuda de vários chegados, não financeira, porque não é obrigação de ninguém, mais ajudando como pode, Zazo meu camarada deu uma ajuda ai na capa, fez uns ajustes, do jeitinho que eu tava pensando .. kk, os cara do Maceió Sk8board tambem ajudando pra caralho, vão imprimir as paradas todas do cd e a correria é essa tá quase tudo confirmado pra ser lançado no mesmo dia do dvd dos caras do sk8, que inclusive tem a música 1º Elo que vai entrar na trilha do dvd e vai rolar até um clipzinho .. quem diria !!, o nome da demo ja ta intitulada como " Uma odisséia em torno do própio umbigo " .. é uma viagem ritmada em volta de minhas idéias, meus momentos, o dia a dia, tudo que tem relação com nossos cotidianos, nossas opniões, composto por 7 sons, resumindo vai ser mais ou menos isso.

Hip-Hop AL - A musica “primeiro elo” fala sobre sk8board, Qual a relação do clandestinos com a rapa do skate?
Rabujo: Camaradagem total veii, um ajudando o outro, os cara correm na humilde, tem disposição pra fazer as paradas, vão atras mesmo, admiro isso, num tem tempo ruim, sempre tive parceiros skatistas, das antiga, era meu ambiente entre áspas, sempre me indentifeiquei com o sk8, desde pivete, a amizade foi uma consequencia, porque o Rap é um som da rua, é um som urbano o sk8 tambem, os caras ficam a vontade em dá um rolê de sk8 ouvindo um rap, são caras que não tem preconceito com nada, sempre dispostos a fazer uma fé por voce, foi o que rolou nessa brodagem entre clandestinos e maceio sk8board, os caras se indentificaram com o som, chamaram a gente pra participar da parada e tamo ai, convite aceito na hora, sem pensar 2x, fiz o som com maior boa vontade e faço mais 10, porque aqui não tem essa não, se é sincero, se vem pra somar, pode chover, que a gente faz até debaixo d'água.

Hip-Hop AL - Nos fale da idéia de gravar o clipe do som 1° elo...

Rabujo: A primeira idéia foi gravar um clip, pra entrar no dvd, não existia nem esse som, ia ser Sem ida .. Nem vinda, tava tudo certo, tinha até roteiro, mais ai troquei uma idéia com o Jardel e o Boy que estão responsáveis pela parada, e dei a idéia de escrever uma letra que retratasse o dia a dia do skatista, que fizesse uma mescla mermu bem descarada do Rap com o Sk8, até porque tinha mais a ver, um som sobre Sk8, pra entrar no dvd, dai fizemos esse som e ta ai, os caras curtiram, e tão somando pra o HipHop, divulgando nossa musica nesse dvd, que vai rolar em altas cidades e até nos Estados Unidos.

Hip-Hop AL - Quais são as influencias que o grupo tem de musicas fora do rap?
Rabujo: Sem arrudeio .. Bezerra da Silva, Rage Against The Machine, Bob Marley, Damian Marley, Chico Buarque, Suicidal Tendencies, Planet Hemp, Nação Zumbi, Ultramen, Squaws, Amy Winehouse, Jimi Hendrix, O Rappa .. enfim música boa, música que nos traga algo de bom, música bem feita, com qualidade, com talento, daquelas que soam bem aos ouvidos, do Reggae ao Ragga, Dub, RocknRoll, Samba, Mpb, Música Regional, Música Eletrônica .. e por ai vai.

Rabujo: Pra mim sem dúvida .. Black Alien, faz uns 10 anos que acompanho o trampo desse cara, desde os tempo de Planet Hemp, desde dos tempos da dupla Black Alien e Speed Freaks, por que o som dele é original velho !!
Não se preocupa com rotulo, faz o que se sentir bem, e faz tudo bem, no reggae, no funkão, no rocknroll, no ragga, no rap, ele se garante em qualquer estilo, tem musicalidade no seu som, rima como ninguém, pra mim tem o melhor Flow, sabe quando pode rimar, quando pode meter uma melodia diferente, sabe meter um freestyle, pra mim é a maior influência, quem tiver alguma dúvida, pega ae uma letra dele e leia ela, é fora de série, tem uma diversificação de letras incrível, fala sobre tudo, isso faz a diferença !!

Hip-Hop AL - O que você acha do rap em alagoas?

Rabujo: Na sincera, acho que ta atrasadíssimo, é verdade que tá engatinhando ainda, é verdade que tem muita gente com boa vontade, como o Zazo, esse pode ter certeza que quer o bem do HipHop, né rasgaçãode seda não, é de coração não preciso fazer isso, até porque todos aqui sabem da disposição do muleque, mais acho tambem que existe uma desunião foda aqui, acho que não pode um movimento que ainda é uma criança já haver desunião, um falando do outro por tras, falando porque misturou o Rap, falando porque o cara meteu um som sobre maconha, porra ! olha pra fuça, deixa quem quizer misturar, quem quizer falar sobre maconha, rola muita hipocrisia, criticaram o Invasor porque ele fez um som falando sobre a erva, mais todo mundo curti Sabotage, e o cara falava pra caralho de maconha .. " sem miséria, do verdinho .. ", e ai todo mundo num gosta do cara ? .. num virou lenda ? .. então deixa a hipocrisia do lado, tem que se libertar desses comentários que são de praxe, só atrasa mais ainda uma parada que já ta atrasada, mais no geral, melhorou muito, hoje já tem o Ph que produz altos sons, pra altos caras, que não tinha antes, era mó dificuldade pra arrumar base, hoje já tem quem produza, e é isso, tem que correr sempre pra não perder o bonde !

Hip-Hop AL - Pra vocês o que falta no rap alagoano hoje?
Rabujo: Falta maturidade, profissionalismo, diversificação de idéias, disposição, falta ás vezes humildade, entender que todos aqui estão na mesma barca, que ninguém aqui é mais foda, todo mundo igual com idéias diferentes pra pôr em prática, conhecimento, ás vezes originalidade, dentre outras que não me lembro agora .. resumindo.

Hip-Hop AL - O grupo pretende lançar um cd? comente sobre o cd...
Rabujo: Como já tinha falado anteriormente, provavelmente vai ser lançado no início de dezembro, junto com o lançamento do dvd Maceió Sk8board 2, a demo vai ter 7 faixas, variando o estilo musical, com o título, Uma odisséia em torno do própio umbigo, a produção toda, foi feita no Estúdio do Ph QG dus manos, a arte inicial foi minha com ajustes do Zazo, e toda impressão de encarte e cd pelos caras do Maceio Sk8board, Jardell e Boy, com ajuda de um e de outro, tamo ai construindo um sonho.

Hip-Hop AL - Vai haver participação de outros grupos no cd?
Rabujo: Pô, até que eu queria, mais foi tudo muito corrido, a gente foi gravando esses sons, e num deu pra chamar ninguém, até troquei umas idéias ai pra firmar um som, mais por conta de tempo e obrigações, é meio ruim se trombar, acho que desse jeito tambem tá massa, tá mais nossa cara, o primeiro trampo, só com produção e letra nossa, fica mais a cara da demo, representa mais, mais com certeza, vai rolar oportunidades ai na caminhada, e tem altos chegados que mandam bem e vão se trombar com a gente, pra comungar um som.

Hip-Hop AL - Qual a musica de vocês que a galera mais gosta?
Rabujo: Não tem como afirmar um som, cada um que chega pra trocar uma idéia fala de um som diferente, os caras do sk8 gostam da 1º Elo, se indentificam mais, outros falam de drogas e baladas, da revanche do morro, muita gente gosta de sem vinda .. nem ida, e por ai vai, outros curtem mais ums sossego e ouvem Só um belo funk, não tem como afirmar uma, é bom saber que várias músicas sua, tem diferentes ouvintes, várias classes sociais, várias tribos, deixa a gente realizado, porque dai a gente fica sabendo, que cada som tem sua importância, que cada musica deu trabalho e foi feita com carinho, ta sendo bem assimilada, porque com certeza tudo que foi feito, foi feito com amor e transparência.

Hip-Hop AL -
Qual foi o primeiro contato de vocês com o rap?
Rabujo: Como sou eu que tô encarregado aqui, posso falar de mim, brother .. tem mais ou menos 12 anos que conheço o Rap, me indentifiquei de cara, 1º coisa que eu ouvi não era o Rap propiamente dito, foi atráves do Planet Hemp, que tinha influências fortissimas do Rap, dai surgiu a curiosidade de procurar saber mais sobre esse estilo, de procurar bandas que não conhecia, muitas já tinha ouvido falar, mais nunca tinha sacado o som, fui procurando em revistas, cd's, fitas, atráves da televisão, Mtv, passei nessa época 4 meses na casa de familiares no Rio de Janeiro, ai eu entrei de cabeça, lá conheci algumas pessoas, que me mostraram muitas coisas, meu primo que mora lá que conhecia o D2 na época mais underground, me apresentou a muita gente, dai não deixei mais de viver o HipHop, começei a escrever, a tentar ritmar minha letras, e to até hoje nunca parei, mesmo quando tava sem fazer nada, sempre procurei mais, escrevi mais, e espero ter esse estilo de vida pra mim, até o dia que a tampa do caixão fechar.

Hip-Hop AL - Vcs pretendem colocar mais alguém no grupo? Vcs já tentaram colocar mais algum componente?

Já pensamos, já entrou, já saiu que foi o Malukinho, e hoje por enquanto somos nos 2 mermu pra fazer tudo, mais gente num ta fechado não, como eu canto só, as vezes sinto necessidade de alguém pra dá uma força, porque nosso som é meio agitadão, ai tenho que dá um gás louco pra cantar, porque o Ph fica com as pick ups, e no Mic eu tenho que garantir .. kk, mais to ai em conversa com uma amigona minha e provavelmente ela pode vir a reforçar o time, to aguardando a chegada dela, que no momento ela tá morando no Rio de Janeiro, pra ver se vai rolar uma afinidade, se der tudo certo, vai ter mais um pra somar, e vai ser bem vinda.

Hip-Hop AL - O que vocês acham da administração do prefeito de Maceió, Cícero Almeida?
Rabujo: Pra mim, rola um mistério se é ele mesmo que tá comandando aqui, ou se ele é só um fantoche, não gosto de julgar, se eu falo é porque vi ou to vendo alguma coisa, na sincera dos males, o menor, desde que eu nasci, não vi Maceió como está hoje, muita gente fala, " ele so constrói viaduto ", certo, mais ai um prefeito ta em disposição do povo pra tentar solucionar problemas, ne verdade?, o viaduto melhora o fluxo na cidade, trás a cidade uma nova paisagem, a população ta crescendo, então a cidade tem que acompanhar, o turismo é a maior fonte de renda desse estado, é o turismo quem sustenta boa parte da população seja o empresário, seja o cara que trabalha como guia, seja o pescador, então nosso cartão de visita são as praias, e ele deu um grau nelas, ainda falta dá mais uma olhada pra periferia que sofre dos mesmos problemas, ele conhece bem o dia a dia do nosso povo humilde, porque ele veio de lá, então não justifica tambem deixar a periferia por ultimo, espero que nesse mandato seja voltado mais pro povo, porque o outro mandato foi pra organizar o que os outros deixaram bagunçado, perdeu tempo, mais na moral mermu, boto uma fé na administração dele, até agora não me decepcionei como me frustei com outros, espero dele nesse mandato que ele dê o seu melhor e tente pelo menos amenizar alguns problemas que somos obrigados a aceitá los a tempos.

Rabujo: Isso é uma bola de neve, é lógico que Alagoas vai ficar mais miserável do que já é, além de pagar dívidas que não temos nada a ver com elas, tão tirando nosso direito de estudar, de trampar, de comer bem, porque essa grana ta sendo desviada pra outros planos, se tem que pagar os cara la, claro que iam mexer nesse dinheiro, porque como eu disse, eles tão pouco se fudendo pra nós, eles tiram nosso dinheiro mermu porque não valemos nada, e nunca deu em nada, sempre tiraram mermu, eu me sinto inválido porque não posso fazer nada, quem pode não faz, Alagoas é dominada ainda por coronéis, a lei aqui é na bala, todos sabem, que aqueles que incomodoram os coronéis, hoje infelizmente estão no céu, é triste ter que dizer isso, mais é verdade, lamento muito, porque a desigualdade social é extensa e massacrante, muitos tem pouco, e poucos tem muito, esse é o sistema aqui.

Hip-Hop AL - E o nosso blog? Na sua opinião come q ta? Vc acredita que ta adiantando uns lados pra o hip-hop alagoano?

Rabujo: Acho sim, como eu disse no início não tinhamos nada, hoje temos qualidade em gravação, tem blog, tem rap nas praças e na rua e o Rap ta sendo conhecido pelo menos na capital, atráves disso tudo, muita gente que não sabia que existia Rap aqui, passou a saber através do blog, informação passada constantemente, atualizado sempre, muito legal isso, dou maior força e sempre estaremos a disposição.

Hip-Hop AL - Considerações finais? Deixe um salve ae, aos visitantes do nosso blog e a quem possa interessar...

Rabujo: Agradecer a todos os que tiveram paciência pra ler tudo aqui, minhas idéias, opniões, valeu mermu!
todas as bandas e caras que fazem parte do Rap no nosso estado, todos que correm na humilde, que fazem por prazer, por amor e com sinceridade, todos que somam verdadeiramente pra um futuro crescente da música aqui no estado, que as dificuldades venham pra dá mais instiga, mais aprendizado.
todas as culturas e movimentos, skatistas, os caras do reggae, do surf, grafiteiros, b.boys, a rapaziada do movimento negro que são todos sangue bom, capoeira, os caras que andam de bike, todos que lutam por um ideal, todos que fazem de sua cultura seu estilo de vida, respeito á todos, todos que estão aqui todos os dias visitando o blog, procurando informações sobre cada banda, todas as pessoas que curtem nosso som, que nos admiram, valeu mermu de coração, espero saber retribuir da melhor maneira possivel a todos.

Minha família que é minha base, todos meu amigos, os que são verdadeiros !!
e ao maior de todos, o Rei da tribo de Judá, que nos guie a cada passo, pra não dá brexa pra ninhum carcará.

Fé, Paz, Amor, Respeito, Justiça, Humildade, Esperança, Perseverança, e Liberdade,
que cada arma dessa seja bem usada, quem planta o bem, colhe o bem !!!

****************


Hip-Hop AL - Vivemos no estado que o menor índice de desenvolvimento de juventude, pior lugar pra o jovem arranjar emprego, e um dos campeões nacionais em matança da juventude... o que vcs acham disso? Tem como resolver isso?

Rabujo: È foda né véi, num estado rico como nosso, sofre esses tipos de problemas, chega ser vergonhoso, a juventude alagoana não é ativa, isso é uma certeza, não vejo disposição, não vejo voz ativa, tambem não vejo oportunidades, o mercado de trabalho ta funilando, e exigindo mais capacidade, ai voce diz como assim, se maior parte dos jovens tem se quer o primário, mais é a real, dai sobra a marginalização, vem o vício, vem a gravidez na adolescencia, uma serie de problemas que passam de pai pra filho, e tudo vai aumentar, porque a cada dia nasce mais gente e a miséria aumenta, porque falta uma educação decente pra quem não pode pagar por uma, falta conscientização, falta planejamento, na verdade, eles tão pouco se fudendo pra o que voce e sua familia ta passando, se desdobre isso que eles pensam, ai como voce vai se desdobrar, se num tem capacidade consequentemente todas as portas se fecham, voce vai roubar, vai matar, vai sequestrar, vai traficar, porque esse é o caminho mais prático pra solucionar seus problemas que não esperam por um dia que os engomadinhos tenham a boa vontade de enxergar voces, eles tão criaram o monstro e agora o mostro cresceu e a destruição ta sendo feito, solução hoje em dia ?, acho sinceramente que pode melhorar, mais dá um jeito , não mais, só o MESTRE lá em cima.

Hip-Hop AL - Alem de nosso estado ser um dos mais pobres do Brasil, o nosso governo estadual, Governo Téo Vilela, insiste em pagar a divida do nosso estado com o banco mundial e a união, divida essa que não fizemos mas q pagamos o pato... o que vocês acham disso? O governador esta certo em tirar dinheiro da educação, saúde, geração de empregos e pagar divida a banqueiros internacionais?

Hip-Hop AL - Qual grupo de rap que vocês mais admiram? porque?.

Hip-Hop AL - A quanto tempo o grupo ta na correria?
mais nasci e cresci no trapiche, lá foi meu berço, aprendi a viver lá, por isso posso dizer, que nosso Habitat é a Zona Sul .. Vergel !!

Hip-Hop AL - Quem já passou e quais são os integrantes do grupo?
Rabujo: Meu véii .. começou eu ( Rabujo) e o Ph, daí depois de alguns trampos feito, entrou o Malukinho, nós ficamos juntos alguns meses fazendo um som, ensaiando, gravando, mais o Malukinho já tinha o trampo dele o Xeque Mate Popular, que tinha dado uma parada, aí ele resolveu voltar e amigávelmente saiu do Clandestinos e foi se dedicar ao seu trampo e suas idéias, que na verdade era mais a cara dele, daí desse dia pra cá, voltou a formação inicial do Clandestinos .. Rabujo e PH.
SoNs PrA vC bAiXaR:


1° elo

http://www.4shared.com/file/68682548/84262a1f/Clandestinos_-_1_elo.html?dirPwdVerified=23ac3dfd

A revanche do morro

http://www.4shared.com/file/36354846/feafebac/Clandestinos_-_A_Revanche_do_Morro.html?dirPwdVerified=23ac3dfd

Meus momentos

http://www.4shared.com/file/60330922/8548bbad/Clandestinos_-_Meus_Momentos.html?dirPwdVerified=23ac3dfd

Drogas e Baladas

http://www.4shared.com/file/48831645/e59b1009/CLANDESTINOS_-_DROGAS_E_BALADAS.html?s=1

Outros sons clique AQUI
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pode Crer .. oq o RABUJO flw ñ é decoreba ñ troquei uma ideia com lel pelo msn .. e senti que o cara é firmeza !

Vamo lá em prol do Movimento Hip HOP

Jullio de Marechal

Anna Lins disse...

Sim...Esse cara aí é firmeza sim, quem conheçe sabe o tamanho da paixão de Luciano pela música, sabe da correria pra fazer com que o movimento se propague, não só o reconhecimento de sua própria banda, mas de todo o fortalecimento do hip hop Alagoano...
Seu talento para manifestar suas idéias em forma de música é identificado assim q se ouve suas composições...É inevitável.
Muita força e muita luz pra a todos do movimento.
Perseverança Rabujo !!!
Paz.