Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

domingo, 11 de janeiro de 2009

Disco Comentado: União Dmc's [AL]

Disco Comentado... apartir de agora, vamos abrir espaço para alguns grupos fazer comentários sobre suas musicas... explicando o que inspirou para escrever essa musica, qual o significado etc...

O 1° Grupo é o União Dmc's de União dos Palmares - AL, eles lançaram CD a pouco tempo, Quem fez os comentários foi o Luizinho...no final da postagem estará o Link para baixar o CD...

=============================================

Eu boto fé no movimento:
A ideia de fazer este som, foi na época em que eu ouvia bastante SP Funk, e não sabia o termo "metáforas" pois é o som do SP Funk e do Esquadrão Zona Norte. Pois bem, mas a idéia não foi só essa, era também atravéz da metáfora falar o q eu sentia, eu e meu parceiro queriamos fazer um som onde agente pudesse reunir varias ideias e colocar em pratica, então nasceu a musica "eu boto fé no movimento".
.
Zumbi:
Esta foi inspirada no hino de nossa cidade. Algumas partes da letra contém no nosso hino, então em homenagem ao lider negro e a todos os que lutaram com Zumbi fizemos este som, a letra é de meu parceiro mano gill.
.
Resistência:
Nesta música falamos da regra de ser um mc, falamos que tem que ter atitudes mesmo tendo que as vezes se render a algumas coisas do sistema, pois viver no nordeste não fácil e cantar rap também não coisa tão facil por aqui. Vários sabem de nossas dificuldades e pra gente que é do interior é mais dificil o acesso ao assunto rap e ao hip-hop, mas aos poucos estamos conseguindo nosso espaço.
.
A Bela e o Plebeu (part. PH) :
Esta musica eu quis mostrar q o rap não feito só de criticas, mas também de usar o amor, pois o nome ja diz, Ritimo Amor e Poesia, eu quis fazer um som pra baile e então chamei o ph pra cantar comigo, e quando eu fiz este som eu quis dedicar a uma pessoa também q eu gosto muito, ela foi a minha musa inspiradora neste som e o resultado dele foi satisfatorio, pois ele toca nas radios daqui e nos celulares da rapaziada, é bonito de ver quando toco ela em momentos q eu me meto a ser dj, por q todos cantam o refrão.
.
Eu Tô chegando:
Esta letra é do Kiko Du Morro, foi a primeira letra dele, e na época eu chamei ele pra fazer parte do nosso grupo pra divulgar o som dele, e esta musica foi cantada no dia 19 de novembro um dia antes do dia da consciencia negra, e justamente é como ele diz "eu tô chegando" por que era a chegada dele no rap.
.
Som de Drão:
Esta tem o q falar...quando fiz esta música eu queria dar uma resposta a alguns indivíduos q se acham no rap alagoano, alguns q só cantam besteiras acabando mais ainda com a imagem do rap alagoano, e não pude também deixar de falar sobre aqueles que falam mal de nós com criticas sem sentido e nexo, tudo por modo modo de se vestir e o resultado disso foi a musica "som de drão".
.
Esta Noite (Part. PH)
Está é recente, eu mais uma vez chamei o PH pra cantar comigo, eu quis fazer um som onde eu saísse pra uma balada, coisa q não tem aqui, aqui não tem bailes black, aqui já rolou muitas festas black, mas este som só saiu quando acabaram as festas... é uma pena, mas, a ideia era de falar de rolê, zuar, mas sem dim dim não dá... [rsrsrs], então fizemos as estrofes e resultou neste som bem dançante e rimas q eu considero a minha evolução no rap alagoano.
.
Mais um sobrevivente:
A nossa terceira composição, esta letra é de autoria de mano gill, onde ele relata como é viver no cotidiano dele na area dele, esta fala das correrias de todo mundo q mora nas perifereias de nosso estado e país, e ressalta a vontade de ser mais um sobrevivente.
.
Algo de se admirar:
Neste eu resolví fazer um R&B, a letra é minha com uma pessoa especial pra mim, a marcia, ela fez a ultima parte da letra, nesta musica mostro como eu consegui rimar de uma forma diferente, pois ela me ajudou muito nesta musica, e ainda não está terminada... [rsrs] por isso q o cd tem musicas minha demo, que sairão no meu cd solo, onde vcs poderão ouvir elas completa, na musica eu retrato a nossa amizade q é algo de dar uinveja em muita gente, somos amigos de verdade e isso eu passo na musica.
.
A Mensagem:
A primeira musica escrita por mim e a primeira musica do grupo união dmcs, foi com ela q começamos a nos mostrar em nossa cidade, foi com ela q eu aprendí a me tornar um mc, e com ela fizemos a nossa primeira apresentação no SESC Maceió, na divulgação do filme "o rap do pequeno principe" evento patrocinado pela "PETROBRAS" no inico este som era cantando por mim e por que não canta mais, era o leandro que estava no inicio disso tudo, mas ele viu q o rap não era pra ele...[rsrs], mas então, a mensagem é a musica q eu sempre gosto de cantar pelo o que ela representa pra mim, nela eu passo um pouco de minhas ideias quando eu entrei na cultura hip-hop, nela eu represento minha area meu bairro.
.
Sou + 1 Guerreiro:
Musica de mano gill, neste som ele passa o q ele pensa na ideia de ser um trabalhador e ainda cantar rap numa cidade do interior alagoano, onde ele passa a sua revolta por sentir a falta de emprego, saúde e lazer na nossa cidade, e fala do orgulho e possuir sangue negro nas veias, o que nos leva a lutar aqui ainda por melhores dias para o povo pobre atravez da musica.
.
Quem Tem Fé:
Nesta o mano gill, relata um pouco de sua história e seu convivio familiar, a barra de trabalhar, errar, e ter q concertar com toda a dificuldade os erros do dia-a-dia, onde tenta passar um pouco do que aconteceu com ele, e avisa q não ninguém entre no mundo das drogas por ter feito um erro na vida e q procure sempre DEUS nas horas dificeis da vida, por q não vale a pena se intoxicar com drogas independente do q ela seja, alcool, cigarro, maconha e outras...
.
Pare em Quanto é tempo:
Nesta o Kiko relata fatos reais q ocorreram em sua area, está musica merece destaque, por esses fatos, nele ele manda o recado pra niguém fazer o que ele retrata na musica.
.
Zumbi Parte 2:
Nesta musica eu dou continuidade a musica do mano gill, mas eu uso mais agressividade, nas rimas, onde eu não passo pano na princesa isabel e domingos jorge velho, nela eu falo um pouco mais aprofundado da historia como aconteceu, uso detalhes, e dados históricos, e repito as palavras de zumbi, "se vc não lutar, será sempre escravo" e nos tempos de hj o cidadão q não lutar por seus direitos será mais um cidadão josé, sem rumos e nem vitorias, devemos lutar para ter a nossa liberdade de verdade, pois a liberdade não existe, o racismo é disfarçado cretinamente, por varias pessoas, por varias ações, e cabe a nós, corriri-mos isto, pois o poder ta na mão do povo, e só cabe ao povo a nossa glória.

==========================================


Nome das Faixas:

01 - Eu boto fé no movimento
02 - Zumbi
03 - Resistência
04 - A Bela e o Plebeu (part. PH)
05 - Eu Tô chegando
06 - Som de Drão
07 - Esta Noite (Part. PH)
08 - Mais um sobrevivente
09 - Algo de se admirar
10 - A Mensagem
11 - Sou + 1 Guerreiro
12 - Quem Tem Fé
13 - Pare em Quanto é tempo
14 - Zumbi Parte 2

Link:

Um comentário:

Anônimo disse...

\o/ Iarado oo som dos cara veih .show de Rap .D