Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Entrevista - ASU [AL]

Will e Alan

Perguntas feitas por ZaZo e Du Contra

Porque Anônimos da sociedade underground? (fale um pouco da banda ASU e porque ASU ficou o nome do grupo de rap).

(Will Grind) Bom isso é uma pergunta inevitável. Esse nome é do tempo da banda A.S.U. eu pensava em vários nomes, mas ninguém gostava, eu num dia me enfezei e resolvi colocar Anônimos. Banda sem nome, como a banda era de HC, RAP, REGIONAL e de vez em quando REGGAE só underground ai completei com Sociedade Underground. Mas a rapaziada é preguiçosa ai começou a chamar de ASU ai pegou irmão, ai já era!!

Quantos anos no corre? Quais integrantes?

(Will Grind) Bom a banda ASU tem um pouco mais de 5 anos de vida, integrantes Will Grind e Jadson “bob” (vocais), Beto “coisa” (guitarra), Thiago ”franja” (contra-baixo) e o Alam “fdc” (bateria). E o grupo de RAP tem uns 3 a 4 anos e sou eu e o Alam, e DJ estamos nessa busca incansável e angustiante procura. Tem algum por ai man? Se tiver me manda ai.

Nos conte da experiência de vocês com banda e fale o quanto isso ajudou no trabalho de vocês focando o Rap...

(Will Grind) Meu irmão é isso ai né vei, foi na banda que comecei a fazer minhas primeiras rimas, os meus primeiros pulos e moches, comecei a me ligar em tempo do som em que momento eu devo começar a cantar, foi de grande importância para mim fazer uns acústicos com a banda (ensaio que fizemos muito por conta de falta de grana) pra saber se estou fora do tempo e de ritmo aprendi, estou aprendendo e ainda vou aprender muito.

Vocês ainda pretendem fazer rap com banda?
(Will Grind) Há meu irmão com certeza vei, a banda não acabou não pow infelizmente num tem lugar pra tocar ai, a banda estar dando um tempo, pois eu e o franja estamos estudando, o Beto e alam estão trabalhando e o bob estar naquela como sempre né! hehehe!!

ASU é um grupo de rap que anda de skate ou skatistas que cantam rap?
(Will Grind) Ta ai uma pergunta que eu nunca me fiz. Interessante essa sua pergunta em man. Bom eu comecei escutando ROCK, ai comecei a andar de sk8, depois fui pra o HARDCORE, continuei no sk8 ai comecei a escutar RAP com banda ai foi amor a primeira vista achava mó style aquela mistura de sons por fim entrei no RAP daí por diante num saio nunca mais. Então minha resposta é que sou um matemático que anda de sk8 e escuta RAP. É pode crer é isso ai.

Qual a relação de vocês com o skate e com a comunidade skatista em geral...

(Will Grind) Meu irmão eu ando de sk8 a 9 anos pow muita gente que começou a andar já parou outros ainda andam, eu sou conhecido aqui no BIU como o mais paia o que tira onda de todo mundo. Hehehe. Em outros picos eu sou o maluco de lá do BIU, mas todo mundo me conhece como Will Grind e minha relação com a rapaziada é sossegada a galera me respeita e eu respeito toda a rapa seja daqui da praça da formiga ou de outros picos.

Pra vocês o que significou fazer uma musica pra trilha sonora do DVD MaceioSk8board 2? O Projeto do MSB2 continua? O que aconteceu, que não se comenta mais nada referente ao Maceió skateboard 2?

(Will Grind) Porra! esse som foi foda man, toda a rapa curtiu as mães dos idealizadores do MSB2, os filhos, os parentes e tal. O Boy mesmo ligou pra mim umas 6 horas da manhã me parabenizando pelo som, fui na praça do sk8 outro dia e ouvi o celular de dois kras lá o som da gente pow foi loko, teve skatista profissional de outro estado que gostou do som me parabenizou e levou o som pra o seu estado de origem ele me disse q iria correr o campex com ele. Acho q não tem mas não o terceiro. Mas o importante é q o maluko q fez as filmagens e outras coisas para q o vídeo se concretizasse junto com o Boy, ta lançando um new vídeo o É NÓI$ na qual ASU, CLANDESTINOS, PH & INVASOR estamos fazendo a trilha sonora. É o Jardel não fica parado não man. Tem até clip poste ai então.

E a Demo de vcs? Quando sai?
(Will Grind) A demo um dia sai nos temos letras adoidado rimas pra gente não falta o q falta é tempo pra gente se organizar e gravar, já temos alguns sons gravados esperem mais pouco q um dia sai.

A quanto tempo vocês vem produzindo musicas pra essa demo?
(Will Grind) Putz! Faz tempo em man, desde quando agente gravou um cd demo da banda Bizoru Moderno (antiga banda ASU). Comprei uma base e botei pra rolar nas gravações, já tínhamos a letra “Papo de Sk8” ai os samplers foram uma meia lua, guitarra e baixo, ao vivasso, sem cortes assim surgiu o primeiro som gravado da gente. É isso ai irmão isso é o verdadeiro underground você se vira com o q tem.

Terá participações?
(Will Grind) meu irmão até agora a participação é a do Rabujo (CLANDESTINOS). Mas ainda tem muito chão pela frente.

Na visão do grupo qual o papel do verdadeiro Rap?
(Will Grind) Divertir, conscientizar, alertar, lucrar, divulgar, misturar, romper barreiras, quebrar preconceitos, e o q eu mais gosto sair da monotonia da vida, da TV, radio, do som sem nenhum objetivo e sentido, e entre vários outros fatores.

Em termos de qualidade musical, o que precisa melhorar no rap alagoano?
(Will Grind) Meu irmão tem muita coisa boa aqui, tem coisa q eu respeito mais do q gosto ta ligado? E tem som q eu escuto direto mesmo. Na minha opinião, tem q ter mais originalidade vei, aqui é Alagoas não é São Paulo tem q rimar com as paradas daqui pow, tem mc q sobe no palco e imita num sei quem, claramente copia as rimas de grupos famosos. Acho isso uma puta falta de criatividade, é como eu digo em umas das minhas rimas “Enquanto meu sangue circula chega ao fim minha paciência lá vem você de novo com rimas de violência, só temos 24 hrs pra fazer a diferença, agente age qnd pensa, é fruto da minha crença, evolução é conseqüência de quem busca experiência eu busco inteligência a ciência da coerência ... inteligência fora da validade não me venha com quantidade se não tiver boa qualidade, pois capacidade independe de idade se for rimar cante bem não perca oportunidade, falsa realidade anula a criatividade o q é mentira o q é verdade no ápice da extremidade”. É isso ai estará no som “Som Qualquer Para Conscientizar”.

Pra vocês, numa visão geral, como tá o cenário do rap em Alagoas?
(Will Grind)Meu irmão na moral mesmo o cenário é esse mesmo pow, num tem pra onde correr não vei, só cola nos movimentos de rap quem gosta de rap. Eu acho o cenário de rap mais forte do que o do rock aqui em Alagoas e pra onde você vai se vê um monte de emo, um monte de roqueiro. O que eu sempre gostei é o underground, é a parada feita por nós mesmo e isso eu vejo muito no rap daqui.


Porque ocorre poucos eventos de Hip-Hop Aqui em Alagoas? Vocês acha que falta mais coletividade pra que os evento ocorra?

(Will Grind) A parada é tipo ONGs (Organização Não Governamentais) não têm ajuda de ninguém você q corre atrás pra poder acontecer, tudo gira em torno do capital o dono do som num quer saber se vc é novo ou preto ele quer o dh do aluguel do som. Outra coisa no show do Rap in hood pouca gente tmb um show no porte daquele era pra colar todo mundo meu irmão pq conseqüentemente o grupo q ta palco pode pensar tem muita gente q gosta de rap aqui então posso vim mais vezes e divulgar q vale apena vim para cá.

vocês preferem o reconhecimento da periferia ou a fama? (televisiva por exemplo)
(Will Grind) Há isso ai é relativo se eu disser q só quero tocar pra periferia eu vou estar mentindo, é tipo assim um mc que tem um papel e uma caneta quer rimar e quem tem banda quer tocar. Mas nem por isso vou sair por ai e pedindo “pelo amor de Deus moço deixa eu cantar”, tmb num é assim né man, mas se o meu som me der oportunidade de tocar em outro lugar que não seja nos movimentos de rap do PAP, como já deu, eu pensarei nas possibilidades e irei se for construtivo pra ASU.

qual o pensamento do ASU em relação à "fama"?

(Will Grind) Eu li uma vez uma entrevista do Oscar “Mão Santa” e ele disse que oportunidade não aparece sempre, se nos ganhamos do EUA na casa deles naquele jogo é pq agente estava preparado, o momento apareceu ou fazemos historia ou seremos mais um time que perdeu para os reis do basquete. Então respondendo a sua pergunta a fama é conseqüência de quem se prepara vei, de quem treina exaustivamente, e se a tal fama aparecer e vc não tiver preparado então tenha certeza q ira ser momentâneo. O invasor flw pra mim q a primeira vê q escutou o som dele rolando na pirataria ele ficou todo arrepiado ai eu disse é foda mesmo vei vc faz uma parada e os outros gostam ou se identificam com o q vc fez isso é muito gratificante pra vc meu irmão e isso pra mim já é uma forma de fama, pq volto a dizer isso é underground é feito da gente pra gente se o som se alastra num é pura sorte ñ man é pq vc fez por onde. Ta ligado? É nisso q eu penso.

Quais suas influências musicais?

(Will grind) Rapaz é muita hein, segura ai: Planet Hemp, Charlie Brown Jr, Ultraman, O Rappa, Chico Science e Nação Zumbi, Pavilhão 9, Nocaute, Xeique Tosado, Devotos, RATM,Public Enimey, Cypres Hill, D. dre, Eminem,Jay z, Outkcast, Raimundos, B negão e os Seletores de freqüência, Tribo de Jah, XMP, Os comparsas, Clandestinos, FDR, Rima Soul, NSC, Lady e Nega Pyll, ASU, Bizoru Moderno, SNJ, Thaide e DJ HUM, RZO, Racionais mc’s, Funk como Le gusta, MV BIU, Parte um, Marechal, Marcelo D2 e pra mim os três melhores mc’s em ordem decrescente Rap in Hood, Black Alien e o único que foge os padrões de rimas e as vezes nem rima mas é totalmente coerente com os fatos SABOTAGE. hehehehe!!!!

Quais projetos musicais e festivais o ASU (c/ ou sem Banda) já participou?
(Will Grind) Com banda já participamos do Femusesc (7), 1º encontro regional de biologia na UFAL, 1º festival de arte organizado pelos alunos do CEFET, e outros q eu não guardei o papel pra pescar agora hehehe. E sem banda só fizemos uma participação no Quilombagem junto com o Malukinho, inclusive tem uma musica nossa gravada nesse projeto que está disponivel pra download aqui no Blog. Mas vai ter mais ai podem esperar.

Isso contribuiu no amadurecimento musical do grupo? Nos conte essas experiências...
Meu irmão o femusesc foi uma experiência sem igual man, só tinha gente fina lá vei, minha mãe foi, minha família quase toda, todo mundo sentado um monte de burguês e eu de bermudão com roupa de sk8, o alam de havaina, normal isso pra ele como sempre, e qnd a gente terminou de tocar todo mundo aplaudiu vários assobios. Não ganhamos mas foi uma experiência muito louca e isso nos entusiasmou muito e no ano seguinte a organização nos ligou pra gente fazer a inscrição de novo mas o jadson e o Beto chegou atrasado oia pra i q dois doido é ou num é? Depois daí a gente começou a ensaiar mais e mais a surgi novos sons, mas aqui é Alagoas era bom enquanto durou, ai começou o escassez de lugar pra tocar, dh q não rola tudo no sacrifício ai resolvemos dar um tempo, mas se aparecer show agente volta a ensaiar. E eu e o alam não paramos não estamos sempre trocando idéia e compondo.

quem o vocês recomendam no cenário do Rap Nacional e internacional?
(Will Grind) Eu recomendo todos q estão na lista acima meu irmão, eu escuto e recomendo sem moderação, podem ouvir pq não tem contra indicação.

Muitos por ai falam que o rap tem o poder de mudança da sociedade, que é uma “Revolução Através das Palavras” vocês acreditam que por si só o Rap muda concretamente alguma coisa no meio em que vivemos?

(Will Grind) Por si só é uma frase muito forte man, acho q é uma frase mal colocada. (e “coisa” tem q ser mais especifico).Vou responder essa pergunta trocando coisa por pessoa OK!. Na minha opinião não muda não, pode auxiliar, ajudar, mas mudar concretamente acho isso uma ilusão, pois uma pessoa só muda qnd estar disposta a mudar e ainda digo mais “o risco de alcançar só possui quem vai buscar”, não adianta o RAP entrar em ação pra modificar uma pessoa, se a pessoa não quer ser mudada.

E ai man... e a violência em nosso estado? E no Brasil como um todo... o que vocês dizem a respeito?
(Will Grind) Violência tem em todo lugar basta vc saber lidar com ela. O q eu acho mesmo é q o povo brasileiro é muito relaxado em relação a isso vei, vc viu na GRECIA por conta da morte de um jovem e uns casos de políticos o pais inteiro entrou em revolução aqui morre milhões de pessoas por conta de bala perdida, ação mal planejada de policias, maldades de bandidos etc o povo brasileiro ouve e vê isso e só balança a cabeça de forma negativa hoje e amanhã já esqueceram tudo. Com certeza a violência atingi a todos nos, mas eu acho q a violência atingi mais quem faz parte da violência. Então se chegar até nos temos q saber lhe dar com ela.

o que é preciso ser feito pra melhorar?
(Will Grind) Puta mano, uma serie de possibilidades, essa possibilidade é pra mim fazer pistas pra bikes e outras para sk8 q é foda andar de sk8 com um monte de kra pra lá e pra cá. Bom, educação é o básico dos básicos, lazer tem q ter em todos os lugares não só nas elites, o q se constrói lá tem q ser construído na periferia tmb. Empregos é uma ótima opção para os jovens. E pra melhorar na minha opinião o melhor é cada um querer melhorar do seu jeito correndo atrás do seu melhor estar.

E quanto ao nosso blog man? Tem contribuído muito pra o movimento aqui em AL?
(Will Grind) Meu irmão eu já disse isso pra vc Zazo, q vc é um kra criativo e o blog é muito bom, sempre atualizado, qnd eu quero saber de novidades eu vou olhar o blog, facilita bastante a minha vida. O Du-contra disse isso pra mim e eu concordei se o Paulo Coroa é a velha escola do hip hop vc é a nova escola do rap alagoano e o blog só veio para concretizar isso man. O blog contribui mais do q deveria.

considerações finais?
(Will Grind) Ae rapaziada quem curti o som da ASU e ta afim de escutar o som da gente tem uns sons liberados aqui no blog e esperem um pouco mais q vai ser lançado um cd demo com 7 a 10 musicas inéditas da gente certo e quem tiver afim da kamiza da ASU é só falar q eu e a RESISTENCIA X irão lhe atender com a maior satisfação. E gostaria de agradecer a todos q conseguiram ler isso tudo, as q gostam do meu som e as que respeitam mais do q gostam tmb, quem faz o HIP HOP AL crescer mais e mais. Valeu!!!

Deixe um salve pra todos que visitam nosso blog e a quem possa interessar...
(Will Grind) Aqui fica meu salve a todo v6 q fazem parte do RAP AL. E pra finalizar vou deixar uma frase q me representa muito e eu to pensando em colocar como nome do cd demo falta ver se o alam aceita, certo a frase é essa “RIMAR É PRECISO MAS MEU OBJETIVO É SER COERENTE”.

Como eu sempre finalizo desse modo então FLW MAN!!!!!!!!!!!!!!!
.
Musicas do ASU para Download:
Musica Trilha Sonora do Video MAceio Sk8Board 2

Papo de Skate

http://www.4shared.com/file/54713202/320faba6/ASU_-_Papo_de_Skate.html

O Pandeiro não pode parar [Gravada no Projeto Quilombagem, citado na entrevista]

http://www.4shared.com/file/87794473/98e0d71/ASU_-_O_pandeiro_no_pode_parar.html

Política

http://www.4shared.com/file/65872149/2da52534/ASU_-_Politica.html
.
LINK PARA VÍDEO DO MACEIÓSK8BOARD 2

http://www.4shared.com/file/90791550/9da09a5c/Maceio_skate_board2.html?s=1
.

3 comentários:

Anônimo disse...

e a ê will eu sou do b.bentes ando de skate mais estou parado já já estou de volta que juro que tenho skate an veia hehe flw !

walte disse...

os caras são mó sangue bons fei...
dai ki vem á humildade e a consideração pra quem é Mc,
nós somos bansa nos somos correria
tamo junto :P .

karla roots disse...

ASU mandando ver nas parada mando um alo pro meu afavor Alan e seu parceiro Will