Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

domingo, 30 de agosto de 2009

História do Hip-Hop Alagoano [Parte 2]

Para entender bem essa segunda parte é melhor ler a primeira parte clique AQUI... Esses são alguns escritos do DJP sobre a a História e surgimento do Hip-Hop em Alagoas... confiram!

*********

Já em 1995 aqui em Maceió na área do Tabuleiro Novo, precisamente no Bairro Cleto Marques Luz, já tínhamos iniciado uma oficina de Hip-Hop com as primeiras amizades que fiz em Maceió. Era com uma turma que costumava fazer atividades culturais com vários jovens na comunidade tendo como liderança o Cristiano e o Welinghton.

Começamos com o Break, mas não demorou a desenvolver o Rap e assim Eu (DJP), Cristiano, Welinghton, Wel do Backing e Julimem formamos mais uma vez o União DMCs. Usei esse nome por que estava continuando um trabalho que tinha começado em União dos Palmares, no início o grupo só cantava letras compostas por mim, mas logo eles foram mostrando suas idéias também. Influenciados pelo funk carioca fizeram algumas letras nesse estilo, mas conforme foram amadurecendo com o HIP-HOP escutando mais Rap Nacional que eu mostrava para eles dizendo que um grupo de Rap tinha que fazer Rap daquela forma contando a realidade vivida em Maceió.

O Julimem era um garoto problema na época, logo se identificou com os Racionais e se tornou praticamente o principal MC do grupo... E assim foi amadurecendo e deixando de ser aquele garoto problema servindo de exemplo para muitos. Assim como Julimem os outros foram amadurecendo as idéias sobre o Hip-Hop e o grupo foi se solidificando com o movimento chegando a ponto de mudar o nome, pois queríamos um nome pra representar o nordeste por que UNIÃO Dmc’s era um nome que representava mais a cidade de União Dos Palmares. Então assim nasceu O RN (REFLEXÃO NORDESTE) isso foi em 1996.... O RN não só era um grupo de Rap, pois na época todos gostavam de dançar Break Dance então estávamos sempre treinando aos domingos... Trazendo e incentivando novos adeptos tanto para o BREAK como para o Rap isso acontecia todo domingo. Fazendo chuva ou sol lá estávamos nós.

Iniciamos essas atividades em um comitê em época de eleição como o candidato não ganhou ficamos sem local mas não desistimos fizemos a correria e conseguimos apoio de um cara chamado Paulo Cabeleireiro que tinha uma academia de ginástica ao lado de seu salão, ele nos cedeu aos domingos durante a tarde passamos cerca de um ano depois fomos para uma escolinha em 1997. Nesse mesmo ano, depois de ficarmos sempre mudando de local mudamos para Associação dos Moradores do Conj. Dubeaux Leão onde já tínhamos um movimento mais firmado, pois já estávamos fazendo Hip-Hop mais raiz sem influência do Funk Carioca.

Nessa época começamos a apresentar o Hip-Hop para comunidade fazendo movimentos na praça apresentando nossos trabalhos com Break e Rap e assim cada vez ia surgindo novos adeptos já tínhamos nos aprofundado muito sobre a organização do Hip-Hop e assim formamos a P.A.P que de inicio significava Posse Ação Periférica mas alguns já tinham acesso a internet e vimos que já existia uma posse em SP com esse nome então mudamos o AÇÃO para ATITUDE, nascendo assim a primeira posse de Hip-Hop em Alagoas a POSSE ATITUDE PERIFÉRICA. Como já tínhamos conquistado vários adeptos e ganhado apoio da presidente da associação do Conj. B. Leão e nos organizado como Posse De Hip-Hop nos tornamos uma referência do movimento Hip-Hop Alagoano muitos nos procuravam para saber mais sobre nosso trabalho com o HIP-HOP e muitos chegavam e queriam fazer parte do nosso movimento.

Conforme ia crescendo o movimento nossas atividades cresciam junto, mas mesmo assim tinha vez que não aparecia ninguém pra treinar e então eu ficava sozinho no salão, refletia sobre aquilo: por que ninguém veio? será que vai acabar por aqui depois de vários anos de correria ? Mas então eu dizia pra mim mesmo se não querem eu não posso obrigar mas eu sei que eu quero e vou continuar quando era na outra semana já começava aparecer outros adeptos e alguns outros velhos adeptos querendo continuar e assim é até hoje...

Aguardem a 3ª Parte...
...

Nenhum comentário: