Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Entrevista: Relato Consciênte - Rap com a cara do nordeste!

Banda formada em novembro de 1998, na cidade do Paulista-PE, com a intenção de fazer um rap diferente baseado na cultura nordestina em todos os seus aspectos, resgatando nossas raízes, fundindo num estilo diferente e próprio o qual chamamos de RAP com a cara do Nordeste, formada atualmente por Jailson (Vocal), Socó (Vocal), Vinho (Vocal), Renato Doideira (Percussão) e Neto (DJ), participou de vários eventos por toda região metropolitana do Recife, tendo seu trabalho reconhecido por uma das maiores Gravadoras Brasileiras incluindo uma de suas músicas “Ator Principal” na coletânea CALDEIRÃO HIP HOP em parceria com o apresentador Luciano Hulk, lançada em todo Brasil e Paraguai.

Vem a quase 10 anos divulgando seus 2 CD´S independentes, Meu Povo Não Vai Desistir e Valorize Meu Rapaz a Cultura Nordestina, discos onde percebe-se claramente a fusão de ritmos de Raiz Nordestina como o Baião o Pé- de-Serra com o RAP, denunciando a atual situação social nordestina e incentivando a luta do nosso povo na busca por melhorias, apesar de sofrer influências de outros estilos musicais, o Relato Consciente é assim mesmo oxente, Diferente!!!

(Realease postado na íntegra, extraído do palco mp3 do grupo)

*****
Perguntas elaboradas por Will Grind e ZaZo

HH AL - Quando surgiu o grupo Relato Consciênte?
Vinho - O grupo surgiu em novembro de 1998, na Cidade de Paulista-PE.

HH AL - Em uma só palavra, nos defina o grupo...

Vinho - Consciênte

HH AL - Vocês dão bastante ênfase na nossa cultura popular nordestina e tals... Nos Fale sobre nossa riqueza cultural...

Vinho - Não seria possível falar aqui em todos os aspectos da cultura nordestina, e sou até suspeito para falar, pois amo nossa cultura, isso é ouvido em nossas músicas, visto em nossas apresentações, é a base de nosso trabalho, o artesanato os bonecos de Vitalino, a música como o xaxado, o baião, o pé de serra, imortalizados na voz de Luiz Gonzaga. As comidas típicas, o folclore, as crenças, a saga de lampião e os cangaceiros, as festas juninas, quadrilhas, os maracatus, os folheto de cordel, porém quando se fala em nordeste é comum lembrarem de uma imagem pré-concebida, pois a imagem do nordeste miserável é sempre transmitida pela mídia, optando por não mostrar as riquezas e raízes da região que é tão rica.

HH AL - Quais aspectos principais da nossa cultura popular nordestina mais lhes influenciam?

Vinho - A música é sem duvida a maior fonte de inspiração, os nossos cordéis, e os ícones de toda manifestação popular nordestina, nos influenciam desde o início dessa trajetória, que já duram 11 anos.

HH AL - Essa influencia está presente no cd de vocês de que forma?

Tento deixar nítido em nossas musicas as influências da cultura nordestina, a mistura do RAP com o pé de serra, com o baião, o uso de instrumentos oriundos de ritmos regionais, como a sanfona, o pandeiro, o triangulo, zabumba, porém toda manifestação cultural nordestina nos influencia.

HH AL - cite algumas outras influências musicais...
Vinho - O brega daquele tempo nostálgico, como Altemar Dutra, Waldick Soriano, Evaldo Braga e por ai vai... também serve como base de algumas de nossas musicas.

HH AL - Vocês acreditam que a cultura nordestina, de modo geral, é valorizada devidamente pelo povo nordestino?

Vinho - Acredito que não, você só pode amar o que você conhece, e nesse aspecto por incrível que pareça, acho que o povo nordestino não tem acesso a grande parte dessa riqueza, o que resulta numa aversão a nossa cultura, levando as pessoas a valorizarem mais o que vêm de fora e escantear o que é nosso.

HH AL – E o Rap no Nordeste? Está conquistando seu espaço? Como vocês analisam essa questão?

Vinho - Em todo Brasil o RAP vem se destacando, outros segmentos da musica vem se fundindo ao estilo e criando um novo produto, tenho certeza que o RAP nordestino sempre se diferenciará do resto país, é quase inevitável não seguir essa tendência, até quando você precisa se reinventar e fazer uma coisa diferente aqui, buscamos essa diferença em nossas raízes culturais.

HH AL – Como vocês analisam a qualidade do Rap feito em nossa região? Onde o rap nordestino ta vacilando?

Vinho - Não quero apontar falhas ao invés disso prefiro apontar soluções, na música errar é um processo de aperfeiçoamento, precisamos nos organizar de forma mutua, deixar intrigas de lado, nos profissionalizar, cada um fazer o seu trabalho de forma consistente, organizada, profissional e com qualidade, quem não pensa dessa forma, não vai sobreviver no RAP.

HH AL – Como é o Cenário do Rap e Hip-Hop (como um todo) na cidade de vocês?
Vinho - Muito bom como falei na resposta anterior, só precisamos nos organizar e nos profissionalizar e tudo acontecerá com naturalidade, claro que passamos por muitas dificuldades, equipamentos para DJs por exemplo aqui custam em média 20 a 30% mais que no sul. O RAP ainda é visto como uma musica marginalizada, mas isso esta diminuindo, assim como o grafitte também vem se profissionalizando gerando renda e sendo o sustento de muitos artistas das ruas, mesmo que de forma informal, o break também vem evoluindo, temos campeonatos que premiam os vencedores gerando um interesse maior por parte das crianças servindo como fator disciplinador na formação de nossas crianças e adultos, acabando com a ociosidade que se torna muito perigosa pra qualquer um.

HH AL – Na Visão do Grupo... Qual a Função e o qual o objetivo dos Rap’s de vocês?

Vinho - Vejo função como obrigação e objetivo como resultado, nossa função é informar, levar à quem nos ouve informação, diversão e motivação, nosso objetivo é ver isso concretizado.

HH AL – Quais lugares vocês se apresentaram e qual local foi mais marcante?

Vinho - Por toda região metropolitana do Recife, acho que o mais marcante foi uma apresentação recentemente em igarassu, quando chegamos não havia quase ninguém, mas as poucas pessoas que estavam lá prestavam tanta atenção nas musicas, participavam do show, criaram um clima muito bom, já tocamos pra muita gente, pra quase ninguém, pra um publico razoável, mas esse em particular me chamou a atenção por isso.

HH AL – Uma musica de vocês esteve presente numa Coletânea de um Programa da Tv Globo, essa musica foi gravada independente e foi colocado da mesma forma na coletânea? Ou foi re-gravada?

Vinho - Essa musica que se chama Ator Principal foi gravada a quase 10 anos atrás, esta em nosso primeiro CD – Meu povo não vai desistir, não re-gravei a musica mesmo ela tendo a participação de um rapaz que cantava comigo e que não faz mas parte do grupo, optei em não mudar a musica, pois foi da forma como estava que foi escolhida, não achei certo, apesar da produção ter-me dado essa possibilidade, preferi não re-gravar.

HH AL - O que significou para vocês a participação do som de vocês nessa coletânea?

Vinho - Fiquei muito feliz, mas não diria meu som, diria nosso som, imagine, de forma voluntária eles selecionaram nossa musica, de um grupo do nordeste, que não tem expressão nacional, pra uma coletânea tão importante, lamento um pouco não termos a possibilidade de explorar mais essa porta que nos foi aberta, mas está tudo encaminhado e nas mãos de DEUS.

HH AL – Nos Fale sobre o Cd de vocês... qual a melhor musica na opinião do grupo?

Vinho - É difícil pra qualquer compositor escolher uma entre suas musicas, até porque geralmente o publico gosta de outra (risos). Mas, gosto muito de uma música do nosso primeiro CD que se chama "Jesus Vive".
Seção prova dos nove...

HH AL – Estamos vivendo uma terrível crise econômica mundial, e no mundo inteiro milhares e milhares de demissões acontecem e ainda continuam acontecendo, somente no Brasil, do final de 2008 até hoje foram registrados mais de 800 mil demissões. Esse é um número preocupante e assustador porque não estamos falando de uma simples estatística, estamos falando de 800 mil famílias que tiveram seu futuro comprometido. São vários os problemas sociais que surgem com essas demissões, na visão de vocês, já que o Presidente Lula é oriundo da classe trabalhadora e foi eleito por ela, ele deveria estar do lado do trabalhador invés de ficar do lado dos patrões? Nos fale sobre essa questão...
Vinho - Entendo que diante dessa crise é preciso proteger a economia do país, dar incentivos, manter o comércio funcionando e o povo empregado se essa não for a prioridade do governo, ou melhor de qualquer governo, com certeza teremos muitos problemas alem dos que já temos. Segundo o presidente seria uma “marolinha”... “marolinha” essa que colocou na rua 800 mil brasileiros, que hoje sobrevivem do mercado informal, de programas sociais do governo ou nem sequer tem renda. Um dos “sucessos” do governo Lula é a bolsa família, então é preciso manter o povo dependente desse tipo de ajuda, o assistencialismo é uma fonte inesgotável de votos, e é de votos que eles sobrevivem.
;
Lula veio do povo mas não governa para o povo, assim como ninguém o fará, porque quando se começa a fazer parte de uma maquina podre, você precisa apodrecer, sinceramente nem acho que o governo brasileiro pense no patrão ou no empregado, eles pensam neles mesmo, como sempre foi e sempre será, enquanto não houver uma reforma política no Brasil.

HH AL – Como vocês avaliam esses quase 2 mandatos do Governo Lula? O Governo Lula foi satisfatório? O que Lula deveria fazer e não fez?

Vinho - Não tenho conhecimento suficiente pra avaliar o governo de um presidente, posso lhe dizer que não acho satisfatório tendo como ponto de vista que nada mudou para o povo pobre, só transformaram em projeto o assistencialismo que já existia informalmente. O que não passa de uma jogada, perceba que quando você oferece dinheiro pra que as famílias mantenham seus filhos na escola, aumenta a taxa de matriculados e é essas taxas que são levadas em conta quando se vai fazer uma avaliação do desenvolvimento do pais. Por isso o Brasil “cresceu” e está se “desenvolvendo”, mas isso é ilusão, mais importante que dar o peixe é ensinar a pescar, ou seja, qualificar nossos jovens, lhes da oportunidade de trabalho, não nos jogar numa escola onde nada funciona, talvez uma das coisas mais importantes que deveriam ter feito e não fizeram é justamente ter criticado tanto quando eram oposição e agora que são governo não mudaram nada do que eles mesmo “abominavam”.

HH AL - O crack é uma droga que causa um efeito devastador e aqui no nordeste essa é uma droga relativamente nova, mas que já causou um grande impacto social em dezenas de cidades. A violência aumentou assustadoramente e agora com tantas demissões a tendência é de toda essa situação é piorar... Vocês vêem alguma perspectiva de mudança? O que fazer para as mudanças acontecer?
Vinho - Primeiramente muita informação é preciso esclarecer os efeitos dessa droga, colocar na mídia, fazer uma campanha de prevenção com os jovens em idade risco, as autoridades precisam se mobilizar para evitar ou diminuir esse impacto. Cada um precisa fazer parte e ajuda de alguma forma, não podemos esperar que nossos filhos, irmãos, vizinhos, amigos se vejam consumidos por ela pra depois agir-mos. Infelizmente não vejo uma campanha maciça de combate e prevenção ao uso do crack, da forma como está não vejo como poderia mudar, mas continuemos levando a informação onde podemos.

HH AL - Considerações finais?

Vinho - Obrigado pela oportunidade, parabéns pelo blog e que DEUS nos abençoe.

HH AL - Deixe um salve a quem possa interessar...
Vinho - Um abraço a todos que lêem, postam ou participam de alguma forma ajudando a divulgar a cultura hip-hop e nossa tão importante e amada cultura nordestina.

HH AL - Deixe uma mensagem aos camaradas que acompanham nosso blog...
Vinho - É de muito importância o trabalho da equipe do blog, precisamos ser formadores de opniões, esse blog faz justamente isso leva ao leitores a informação pra que assim eles possam tirar suas conclusões, precisamos mais e mais de blogs como este.

******

Entre em contato com o Grupo:
...
links: www.palcomp3.com.br/relatoconsciente
http://www.relatoconsciente.blogspot.com/
www.myspace.com.br/relatoconsciente
.
FICHA TÉCNICA
;;Jailson – Microfone – Vocalista
Socó – Microfone – Vocalista
Vinho – Microfone – Vocalista
Renato – Zabumba,Triangulo, Pandeiro, Conga, Pandeirola, Timbales e Efeitos - Percussionista
Neto – Toca Discos – DJ
...
CONTATOS DO GRUPO (RELATO CONSCIENTE) OLEM PRODUÇÕES
...Fones: (81) 8645-1475 - 9968-4098 ou 8805-2597
E-mail: olemproducoes@bol.com.br ou relatoconsciente@ig.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

que grupo massa esse relato consciente os caras são 100% nordeste muito bom o blog esta de parabens...