Inicio do Blog Confira nossas entrevistas Matérias Relacionadas a RAP Break Dance

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Documentário sobre o Hip-Hop Alagoano sendo finalizado


É com prazer e satisfação que estamos concretizando um antigo sonho de muitos militantes da cultura Hip-Hop Alagoana: um documentário que faça um resgate histórico e apresente a atuação da cultura Hip-Hop em Alagoas. Desde 2005, nas reuniões da Posse Atitude Periférica realizadas em escolas públicas no tabuleiro, nós vinhamos discutindo, articulando e planejando como poderia ser esse documentário. Infelizmente devido a diversos problemas, onde o principal era a falta de recursos financeiros, não foi possível pôr em prática esse e outros projetos. 

Mas hoje, conseguimos alguns recursos através do Prêmio Hip-Hop Edição Preto Ghóes e estamos concluindo o processo de captação de imagens e no mês de março iniciaremos a edição do documentário. Esse dinheiro que recebemos não é suficiente para gravar um documentário média metragem (com cerca de 45 minutos), mas já é um incentivo para iniciarmos e continuarmos na raça, mesmo sem recursos. Até agora captamos  cerca de 160Gb de imagens em Alta definição (HD), entre entrevistas, eventos, apresentações de Rap, Graffiti, torneios de Break etc. Sem contar os materiais antigos relacionados ao HH AL que estamos recolhendo (videos, fotos, recortes de jornais, músicas etc).

 Até o momento entrevistamos 33 pessoas, entre graffiteiros, mc's, b-boys, dj's, beatmaker's...entre pessoas da velha geração que fizeram parte do Hip-Hop Alagoano nos anos 80 e 90 e pessoas da nova geração que vem dando continuidade no Hip-Hop atualmente. 


O documentário mostrará que o Hip-Hop existe em nosso estado desde os anos 80 e que até hoje não é reconhecido quase de nenhuma forma pelo poder público. A décadas o Hip-Hop vem atuando nas periferias de Maceió, desviando muitos jovens do crime e das drogas. Inclusive, em sua maioria, o movimento do Hip-Hop é contra as drogas, por compreender o papel destrutivo que as drogas exercem nos bairros periféricos. O Hip-Hop em Alagoas ainda é muito discriminado, com o documentário mostraremos que Hip-Hop não é sinônimo de atividades criminais e ilícitas. Hip-Hop é uma cultura de paz, que denuncia o descaso exigindo melhoria de vida para a juventude e para os trabalhadores da periferia.




Assim que concluirmos o Documentário, faremos um evento oficial de lançamento, em seguida faremos uma jornada de exibição/discussão na periferia e nas escolas públicas. Assim sendo, estaremos divulgando o Hip-Hop para um número maior de pessoas, ao mesmo tempo em que recrutaremos novos jovens para estarem conosco, lado a lado fortalecendo o Hip-Hop em Alagoas!


 Confira algumas fotos dos bastidores da gravação do Documentário na Cidade de União dos Palmares: https://plus.google.com/photos/104743866941485127912/albums/5706047145171630961?banner=pwa

Texto: ZaZo
Fotos: SK - Zulu Fernando

3 comentários:

Hip-hop sem drogas disse...

PODE CRE esse documentario vai mostrar a importancia do HH para toda sociedade alagoanae ñ so para a periferia

Marks Werneck disse...

Pena que o recurso obtido para a gravação do DOC foi pouco, seria bom que outras cidades alem de União dos Palmares, São Miguel e Maceió pudesse estar pressente no DOC.

ÉrriJota disse...

Parabens ao Hip Hop alagoano, pode cre zazo força na empreitada ae manovelho...

O verdadeiro Hip Hop resiste!

Saudações Amzonicas aqui do Hip Hop do Amapá...